Pneus run flat: entenda as vantagens, desvantagens e como funcionam

Pneus-Run-Flat
26.06.2022 categorias Dicas Pneus

Pneus run flat: entenda as vantagens, desvantagens e como funcionam

Pneus run flat ou runflat vêm de fábrica em muitos veículos novos; então há muitas pessoas que nunca vão lidar com trocas de pneus na estrada ou chamar um caminhão de reboque para assistência na estrada – pelo menos não para um pneu furado típico.

Os run flats podem parecer o pneu perfeito para todas as situações de condução, mas, como acontece com qualquer tipo de pneu, eles têm vantagens e desvantagens. A Griffe Pneus reuniu todas as informações sobre o pneu runflat que você precisa saber, neste artigo!

O que são pneus run flat?

Os pneus run flat permitem que você continue dirigindo mesmo quando estão vazios. Contudo, isso não significa que você pode dirigir normalmente – uma vez que o ar tenha escapado, você só pode dirigir com um desses ‘furado’ por um número limitado de quilômetros e em uma velocidade mais baixa. A ideia é que você possa chegar a uma parada segura e controlada.

Vale a pena notar que, embora os pneus runflat possam ser adaptados aos carros, eles não são recomendados para carros sem um sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), pois seu carro dará pouca ou nenhuma indicação de que a pressão do pneu está caindo.

Como funcionam os pneus run flat?

Em suma, a ideia por trás dessa tecnologia é simples. Eles têm uma parede lateral reforçada que é rígida o suficiente para suportar o peso do carro sem comprometer a segurança ou danificar as rodas.

Muitas vezes, a única indicação de que algo está errado é quando o sistema de monitoramento da pressão dos pneus do seu carro indica um problema. Em pneus convencionais, você teria que encostar imediatamente.

Desse modo, usar run-flats significa que você pode, teoricamente, continuar dirigindo – embora recomenda-se que você ainda verifique o pneu quanto a sinais óbvios de danos.

Quais as diferenças entre pneus run flat e pneus comuns?

Embora ambos os pneus sejam projetados de forma diferente. Os pneus são usados ​​em diferentes modelos de veículos, por exemplo, a BMW usa pneus run flat na maioria dos modelos de veículos mais recentes. No entanto, estas são as seguintes diferenças entre os pneus run flat e normais:

  • Os pneus normais são mais baratos que os run flat.
  • Os pneus Run Flat são projetados para permitir a condução de um carro mesmo com um furo no pneu, enquanto os pneus convencionais ficam completamente vazios após um furo.
  • Em circunstâncias normais, os pneus normais proporcionam uma condução mais suave do que os pneus run flat.
  • Principalmente os runflat não podem ser reparados, enquanto os furos dos pneus normais podem ser consertados e reutilizados.
  • Os carros equipados com pneus normais têm um pneu sobressalente enquanto não há pneu sobressalente disponível quando você compra um carro com pneus run flat.

Como identificar pneus run flat?

Os carros modernos que vêm com pneus run flat não têm um estepe no porta-malas. Então, se você perceber que não tem um pneu sobressalente, seu carro pode ter run flats. Aliás, BMW e Lexus são os fabricantes que mais comumente instalam pneus run flat em toda a sua linha de carros.

Você também pode identificar um pneu runflat com base no código escrito na parede lateral do pneu. No entanto, como não existe um código padrão para esse tipo de pneu, ele pode variar entre os fabricantes.

Principais vantagens

A principal vantagem de usar pneus run flat é que você não precisa trocar o pneu na beira da estrada caso tenha um pneu furado. Isso significa que você pode dirigir seu carro para um local seguro onde você pode trocar de roda ou dirigir até uma oficina onde eles podem trocar seu pneu.

Às vezes você pode nem perceber que tem um furo até que seja tarde demais, você perdeu o controle do seu carro e bateu. Os pneus Runflat darão a você maior controle sobre seu carro, mesmo quando estiverem completamente sem ar.

Por fim, a maioria dos carros com pneus run flat não tem roda sobressalente, o que reduzirá o peso do veículo; ou seja, sem o peso do estepe e das ferramentas de troca de pneu, isso permitirá uma maior economia de combustível.

Principais desvantagens

A principal desvantagem é que essa tecnologia incorre em custos adicionais. Os pneus run-flat tendem a custar pelo menos 50% mais do que os seus homólogos padrão, com alguns custando o dobro. Como os pneus padrão, o custo depende da marca que você escolher e do tamanho do pneu necessário.

Por outro lado, alguns motoristas acham que carros com essa tecnologia são um pouco menos agradáveis ​​de dirigir; ou não são tão bons em absorver buracos e asfalto quebrado quanto carros equipados com pneus convencionais.

Isso porque as paredes laterais mais rígidas são menos hábeis em absorver solavancos e também adicionam peso ‘não suspenso’; (massa que não é suportada pela suspensão do carro), o que significa que a suspensão é menos eficaz.

Pode misturar pneus run flat com pneus normais?

Embora não haja nada que o impeça fisicamente de misturar pneus convencionais e runflats, é altamente recomendável que você não o faça. Isso ocorre porque pneus diferentes têm características de manuseio diferentes, o que pode resultar no manuseio do seu carro de maneira imprevisível.

Desse modo, recomenda-se o uso de pneus com padrão de piso semelhante e dos mesmos fabricantes, independentemente de você estar usando pneus convencionais ou run flats.

Quanto tempo duram?

Os pneus run flat são feitos dos mesmos materiais e têm um padrão de piso ou construção semelhante aos pneus convencionais, portanto, devem durar tanto quanto os pneus normais. Dito isto, a vida útil de qualquer pneu pode variar dependendo de seus hábitos de direção, clima, condição da estrada e quão bem você mantém seus pneus.

Recomenda-se substituir os pneus a cada seis anos, embora possa ser necessário substituí-lo mais cedo se tiver bandas de rodagem gastas ou pneus danificados. Para prolongar a vida útil de seus pneus, certifique-se de manter a pressão correta e gire-os uma vez a cada seis meses ou a cada 10.000 quilômetros.

Conclusão

Tal como acontece com outras opções de pneus, existem prós e contras nos pneus run flat. Para a maioria dos motoristas, os benefícios superam facilmente as desvantagens e, à medida que a tecnologia de pneus run flat avança, os aspectos negativos praticamente desaparecem. Portanto, é isso que você precisa saber ao considerar a compra desses pneus:

  • Para instalar pneus Runflat, seu veículo deve ter um sistema automático de monitoramento da pressão dos pneus.
  • Você também deve certificar-se de que existem pneus Runflat aprovados para o fabricante e modelo do seu carro.
  • Observe que alguns pneus Runflat só podem ser instalados em aros especificamente projetados para esse tipo de equipamento.
  • Embora proporcionem maior autonomia e segurança, os pneus Runflat não são à prova de furos e se percorrer uma distância muito longa com um pneu furado, também podem sofrer danos irreparáveis ​​que obrigam à substituição da borracha.
  • Você deve usá-los com responsabilidade e respeitando a autonomia em quilômetros e o nível máximo de velocidade indicado pelo fabricante em caso de furo.

Por fim, a segurança do motorista e dos ocupantes está no topo da lista de recursos que os consumidores procuram em um veículo novo. Devido aos inúmeros benefícios de segurança dos pneus run flat, faz sentido que sua popularidade continue a crescer.

Tecnologias interconectadas como o TPMS também estão se tornando mais comuns, o que significa que os runflats podem em breve superar os pneus convencionais em veículos novos.

Então, achou interessante ficar por dentro de todas essas curiosidades sobre pneus run flat? 

Pois conte com a Griffe Pneus na hora de comprar pneus de qualidade ou fazer serviços de manutenção. A Griffe Pneus é uma rede de revendas autorizadas da Michelin com lojas em Goiânia, Brasília e Anápolis, garantindo ao consumidor pneus de alta qualidade que transmitem segurança, bem-estar, durabilidade e cuidados com o meio ambiente.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas