10 dicas valiosas para prolongar a vida útil dos seus pneus

pneus-05
14.02.2022 categorias Dicas Pneus

10 dicas valiosas para prolongar a vida útil dos seus pneus

Não há uma resposta definitiva para a questão da duração dos pneus. Desse modo, prolongar a vida útil dos pneus depende de vários fatores, alguns dos quais estão completamente fora de seu controle (como as condições climáticas).

Eles podem se desgastar depois de alguns anos ou depois de 20 a 30 mil quilômetros, mas também podem durar e funcionar adequadamente por muitos anos, ou mesmo uma década inteira.

Além disso, se por um lado dirigir acelera o processo de envelhecimento, não usar os pneus com frequência também faz o mesmo. Eles dificilmente são um investimento barato, mas quando chegam em seu último momento, não há alternativa a não ser substituí-los.

Para ajudar a prolongar a vida útil dos seus pneus, em primeiro lugar faça a sua troca em uma das lojas da rede Griffe Pneus; e fique atento a estas 10 dicas simples que podem ajudá-lo a economizar dinheiro em trocas e reparos frequentes.

10 dicas valisoas para prolongar a vida útil dos pneus

10 dicas valiosas para prolongar a vida útil dos seus pneus

1. A pressão precisa ser verificada regularmente

Esta é uma atividade obrigatória pelo menos uma vez por mês. Independentemente do horário, você também deve verificar a pressão dos pneus toda vez que planeja fazer uma viagem mais longa.

Muitas pessoas não fazem isso porque confiam na luz do painel TPMS (sistema de vigilância da pressão dos pneus), que os avisará apenas se a pressão estiver abaixo de 75% – o que é muito baixo.

Mas mesmo um pneu novinho em folha esvazia um pouco a cada mês. Se você não observar, isso tornará seu carro difícil de controlar, afetará sua economia de combustível e tornará cada viagem uma aventura perigosa.

Se eles são planos ou superinflados, o risco existe e você precisa ficar atento a isso. Para certificar-se de qual pressão é recomendada para seus pneus, verifique o manual do proprietário do seu carro.

2. Faça o rodízio de pneus

Para ajudar a prolongar a vida útil dos seus pneus faça o rodízio periódico. Os carros podem ser veículos de tração dianteira, traseira ou de tração nas quatro rodas. O tipo de carro que você escolhe comprar determinará a tração, manuseio, comportamento em diferentes condições climáticas e muitas outras coisas.

Mas adivinhe quem sofre mais por causa das desvantagens de todos os três, respectivamente? Os pneus, claro. Eles têm que suportar toda a pressão.

Esta pressão é irregular. Em carros com tração dianteira, os pneus dianteiros vão se desgastar mais rápido do que os pneus traseiros. Por outro lado, os pneus traseiros são os que farão um esforço maior se você tiver um carro com tração traseira.

Mesmo em um veículo com tração nas quatro rodas, os pneus não sofrerão exatamente a mesma quantidade de estresse em contato com o solo. É por isso que é recomendado efetuar o rodízio dos pneus, aproximadamente, a cada 10 000 km.

3. As rodas precisam de alinhamento

Se você sentir vibração ou tremor ao dirigir, ou o carro se desviar para um lado, é hora de alinhar as rodas. Graças a muitos encontros com buracos e meio-fios, eles podem ser deslocados de sua posição normal e paralela.

Além disso, se o seu volante não estiver centralizado, este é mais um sinal de que suas rodas precisam urgentemente de alinhamento adequado.

Mas você não deve esperar até que comece a aparecer. Desalinhamentos menores muitas vezes podem passar despercebidos, e são seus pneus que acabarão pagando o preço.

Portanto, esta é apenas mais uma parte da manutenção regular do carro que deve ser feita duas vezes por ano. Não custa muito e você economiza dinheiro a longo prazo.

4. Ajuste o seu estilo de condução

10 dicas valiosas para prolongar a vida útil dos seus pneus

Para ajudar a prolongar a vida útil dos seus pneus reveja seu estilo de condução. A condução rápida pode ser divertida, mas não anda de mãos dadas com a saúde e a boa forma dos seus pneus.

Direção rápida, frenagem forte, aceleração agressiva ou batida no meio-fio não são um bom exercício para os pneus. Essas práticas os forçam a sofrer ainda mais estresse do que o normal e se deterioram em um ritmo mais rápido.

É ótimo se você tiver um carro esportivo poderoso que simplesmente exige pisar no pedal do acelerador, mas tente não fazer isso com frequência. Os pneus precisam de um tratamento o mais suave possível.

5. Não deixe os pneus expostos muito tempo ao sol

Pneus carecas podem proporcionar uma experiência de direção ruim, mas há algo igualmente ruim: rachaduras espalhadas nas paredes laterais como rugas.

Essa condição geralmente está associada ao desgaste natural por causa do envelhecimento. Mas anos de uso não são a única razão para esse problema, ou seja, isso também pode acontecer devido à exposição frequente ao calor e ao sol, cujos raios UV não são prejudiciais apenas para os humanos.

Guarde seu carro em uma garagem. Se você não tiver uma, crie o hábito de estacioná-lo em lugares com sombra o que pode conservar mais seus pneus (e sua carteira).

Aliás, se você precisar de ajuda com os pneus do seu veículo, a Griffe Pneus oferece os melhores serviços e produtos de qualidade.

6. Inspeções Visuais

Para ajudar a prolongar a vida útil dos seus pneus, inspecione seus pneus regularmente quanto a rasgos, furos e objetos embutidos. Mesmo o menor corte que parece superficial pode ser um vazamento lento em seus pneus.

Ao verificar a pressão dos pneus periodicamente, inspecione os pneus quanto a danos nas paredes laterais e na banda de rodagem.

7. Tampas das válvulas dos pneus

É importante substituir as tampas dos pneus se elas se perderem para manter a água e os detritos fora das válvulas. Às vezes, ao verificar a pressão dos pneus ou apenas na condução do dia a dia, as tampas das válvulas dos pneus ficam mal colocadas.

Estas são baratas e salvarão seus pneus de água ou outros detritos que podem danificar e corroer o interior deles.

8. Atenção ao pneu reserva

Não se esqueça de verificar regularmente o seu pneu reserva quanto a rachaduras e desgaste natural por causa do tempo.

Nossos pneus substitutos costumam ser o último recurso, escondidos no porta-malas do carro ou guardados em algum lugar do lado de fora. Se você tem uma economia de espaço ou um pneu reserva de tamanho normal, é importante verificá-lo quanto a danos e rasgos.

Aliás, seu pneu reserva deve ser substituído a cada 5 anos, no mínimo.

9. Balanceamento de rodas

10 dicas valiosas para prolongar a vida útil dos seus pneus

Para ajudar a prolongar a vida útil dos seus pneus faça o balanceamento. O balanceamento regular das rodas do seu veículo melhorará o manuseio e a segurança principalmente em estradas molhadas.

Um aspecto importante da manutenção regular do seu veículo, o balanceamento das rodas garante que cada pneu receba um contato igual na estrada, ajustando os pesos em cada roda.

Desse modo, os sinais comuns de rodas desbalanceadas incluem aumento das vibrações sentidas no volante e desgaste prematuro dos componentes da suspensão.

Faça os serviços de alinhamento e balanceamento na rede Griffe Pneus hoje mesmo!

9. Pneus correspondentes

Sempre combine as bandas de rodagem com o mesmo eixo. Pneus incompatíveis podem causar problemas de manuseio.

Devido às diferentes características de pneus diferentes, mesmo do mesmo fabricante, é sempre importante ter um conjunto de pneus correspondente no seu veículo.

Misturar marcas e bandas de rodagem, principalmente no mesmo eixo, pode causar sérios problemas de manuseio e desequilibrar o veículo devido às diferentes classificações de carga e velocidade.

Para estar seguro, use sempre o mesmo conjunto de quatro pneus correspondentes em seu veículo sempre que possível. Ademais, na hora da troca opte sempre por pneus novos e de qualidade, como os que você encontra na Griffe Pneus.

Veja a seguir por que você deve evitar fazer a troca por pneus usados.

Por que você não deve comprar pneus usados?

Todo motorista sabe que o custo de possuir um carro aumentará com o tempo. Apenas quando você substituiu sua bateria, você aprende que é hora de um alinhamento. Logo depois de trocar algumas correias, você descobre que precisa de pneus novos .

Tratar bem seu carro e obter a manutenção recomendada no prazo é a melhor maneira de proteger seu carro de reparos inesperados. No entanto, você não pode evitar todas essas despesas.

Afinal, os pneus não duram para sempre, não importa quantas vezes você os balanceie e gire, então você pode ficar tentado a tentar economizar dinheiro comprando pneus usados. No entanto, isso é sempre uma má ideia.

Aqui estão algumas razões pelas quais você nunca deve comprar pneus usados.

1. Pneus mais velhos são mais propensos a falhar

Quando você compra pneus usados, você não tem ideia de qual forma eles estão realmente. Você não sabe se os pneus foram conduzidos por muito tempo ou se eles foram conduzidos carregando cargas pesadas.

Mesmo que o lado de fora não esteja inchado e o piso pareça bom, os pneus podem ter danos graves que você não pode ver. Além disso, o interior da borracha pode estar degradado ou rachado.

Mesmo pneus que foram bem cuidados vão quebrar com o tempo. A borracha começará a oxidar e degradar. Com efeito, você pode estar dirigindo pela estrada e seus pneus podem simplesmente estourar.

Alguns fabricantes de pneus dizem para substituir seus pneus a cada 10 anos, mas alguns especialistas dizem que o correto é trocar com mais de 6 anos. Você também precisa substituir o pneu reserva, mesmo que ele tenha ficado no porta-malas sem uso.

Além disso, você não pode confiar na datação honesta de pneus de um fornecedor de pneus usados. A única maneira de saber com certeza é verificar a data por conta própria. Você pode encontrar essas informações diretamente no pneu. Você também deve verificar as datas dos pneus novos, pois eles podem ficar em uma fábrica por meses antes de serem entregues ou vendidos.

2. Os vendedores de penus usados podem falsificar a qualidade

Nem todo pneu que fura precisa ser descartado. Muitos produtos estão disponíveis que fornecem uma solução rápida para o pneu, tornando-o dirigível por um curto período de tempo. No entanto, esses produtos não restauram a integridade do pneu e a segurança do pneu fica comprometida.

Quando você compra pneus usados, há uma chance de que o vendedor tenha usado alguns desses produtos ou outros métodos para fazer o pneu parecer de melhor qualidade do que é.

Ademais, alguns vendedores usam produtos de borracha para fazer o piso parecer mais saudável do que é. Outros simplesmente pintam os pneus de preto para fazê-los parecer mais novos do que são.

Você pode inspecionar pneus usados ​​para procurar sinais de problemas, mas o trabalho de um falsário habilidoso será difícil de detectar. Você só descobrirá seu erro semanas ou meses depois, quando o pneu estourar enquanto estiver dirigindo.

A única maneira de se proteger desse tipo de golpe é comprar seus pneus novos em uma loja confiável como a Griffe Pneus.

3. Você não será notificado sobre recalls de segurança

10 dicas valiosas para prolongar a vida útil dos seus pneus

Apesar dos extensos testes de segurança que os fabricantes realizam em seus produtos, alguns problemas não são descobertos até muito tempo depois de esses produtos estarem no mercado e usados ​​em uma variedade de situações.

Os fabricantes confiam nas informações de compra ou nas informações de registro para entrar em contato com os proprietários caso surja um problema e o produto precise ser reparado ou recolhido.

Se você comprar pneus usados, o fabricante não terá suas informações e você não será notificado em caso de problema. Você pode ter ouvido sobre o problema nas notícias em algum momento, mas pode ser meses depois que o problema foi descoberto. Se você tivesse comprado seus pneus novos, teria sido um dos primeiros a saber sobre o problema.

Às vezes, se um produto tiver que ser reparado ou recolhido, o fabricante pagará pelo reparo ou substituição. Novamente, se você comprou seus pneus usados, provavelmente não se qualificará para este serviço.

Mesmo se você fizer isso, o fabricante não tem como informá-lo. Você acabará gastando dinheiro que não precisava para substituir os pneus.

4. Você estará pagando demais pelos pneus

Economizar alguns reais comprando pneus usados ​​não vale a pena. A realidade é que você nem economizará dinheiro porque acabará pagando mais em substituições frequentes e possíveis danos ao seu carro. Portanto, é muito importante que você sempre compre pneus novos diretamente da concessionária ou de um vendedor autorizado.

Ao comprar com o fornecedor certo, você também garante que os pneus sejam instalados corretamente de acordo com as especificações de fábrica. O vendedor também pode lhe dar orientação sobre os melhores pneus para comprar para seu veículo específico e para seus hábitos de direção.

Portanto, não arrisque a segurança da sua família! Visite uma das lojas da Rede Griffe Pneus em Goiânia, Anápolis e Brasília para comprar os pneus novos que seu veículo precisa!

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas