5 dicas para ajudar a evitar a falha e o desgaste dos pneus
Poucos outros componentes do veículo precisam de tanta atenção quanto os pneus. É imperativo que os condutores verifiquem regularmente se não há falha dos seus pneus, ou seja, para se certificarem de que estão nas melhores condições de funcionamento.
Existem muitos fatores que afetam a vida útil dos pneus do seu veículo. Esses fatores incluem, mas não estão limitados a; idade, danos causados por buracos, lombadas e freios.
O clima também pode desempenhar um papel na longevidade da vida útil do pneu; alguns desses fatores incluem; chuva, lama, óleo, produtos químicos, bem como luz solar intensa e temperaturas extremas.
Além disso, a forma como você opera seu veículo também terá impacto sobre seus pneus, leve em consideração o seguinte; aceleração rápida, travagem de emergência, excesso de velocidade e condução em estradas danificadas.
Por fim, negligenciar seus pneus também desempenhará um papel, certificando-se de observar a pressão do ar, alinhamento, rotação, roda danificada, roda incompatível e tamanhos de pneus.
Pensando em você, a Griffe Pneus reuniu 5 dicas para ajudar a evitar a falha dos pneus do seu carro, garantindo maior desempenho e segurança na estrada.
5 dicas para ajudar a evitar a falha dos pneus
1. Verificação da pressão dos pneus
Embora verificar a pressão dos pneus seja a última coisa que a maioria dos motoristas deseja fazer, é fundamental. Na verdade, é provavelmente o passo mais importante a tomar.
Um pneu 20% abaixo da pressão ideal é, na verdade, considerado um pneu furado. Aliás, pesquisas da indústria mostraram que 90% dos estouros de pneus são resultado de baixa pressão.
Não é algo simples, mas verificar a pressão dos pneus e certificar-se de que seus pneus não estão com a pressão insuficiente é uma parte necessária de sua rotina de pré-inspeção. Então, você pode ficar atrás do volante sem ter que se preocupar com possíveis falhas dos pneus.
Como verificar a pressão dos pneus?
Você precisará de um medidor de pressão de pneus, que pode ser encontrado na maioria das oficinas de serviço ou lojas de autopeças. Aliás, você deve verificar a pressão quando os pneus estão frios, pois o atrito da condução faz com que eles aqueçam e afetam a pressão.
Verifique-os logo pela manhã ou, se você já estiver dirigindo o carro, especialistas recomendam esperar pelo menos três horas para que os pneus esfriem.
Depois de ter um medidor de pneus em mãos é assim que você verifica a pressão dos pneus:
- Em primeiro lugar, remova a tampa da válvula de ar do pneu e coloque-a em algum lugar onde você não a perca;
- Em segundo lugar, pressione o medidor de pneu contra a haste da válvula aberta por um segundo ou dois. É normal ouvir um barulho de ar;
- Leia o medidor de pressão de ar. Para manômetros manuais, um mostrador aponta para a pressão ou uma barra indica a pressão até onde foi empurrada;
- A pressão aparecerá na tela em um medidor digital de pneus;
- Compare este número com a pressão dos pneus recomendada;
- Recoloque a tampa da válvula de ar do pneu (aguarde esta etapa se precisar ajustar a pressão do ar.);
- Repita este processo para cada pneu;
Como calibrar os pneus do carro?
Se seus pneus estiverem abaixo das recomendações do fabricante, siga estas etapas para calibrar os pneus:
- Estacione perto o suficiente do compressor de ar para que você possa alcançar todos os quatro pneus com a mangueira;
- Se as tampas das válvulas ainda estiverem colocadas, remova-a;
- Pressione o bocal da mangueira para baixo na haste da válvula. O ar pode fluir automaticamente ou pode ser necessário pressionar uma alavanca. Você deve notar o pneu inflando e sentir o ar fluindo pela mangueira;
- Remova o encaixe da mangueira ou solte a alavanca de calibragem. Verifique a pressão do ar, conforme descrito acima, usando o medidor na mangueira ou o seu próprio medidor de pneus;
- Repita as etapas 3 e 4 conforme necessário até que o pneu esteja calibrado com o psi correto;
- Depois que os pneus estiverem calibrados corretamente, substitua as tampas das válvulas.
Observe se você ouvir ou sentir ar saindo do bocal da mangueira enquanto tenta encher o pneu, você deve verificar se ele está conectado corretamente à haste da válvula do pneu.
2. Alinhamento e balanceamento evitam falha dos pneus
Outra dica para evitar falha dos pneus e dirigir nas mais seguras condições possíveis, é certificar-se de manter o alinhamento correto do carro e o balanceamento das rodas. Como é difícil saber a diferença entre alinhamento e balanceamento de rodas, é importante que eles sejam verificados regularmente em sua oficina.
Seja um desalinhamento ou um balanceamento de pneu perdido , eventualmente danificará seus pneus, seu sistema de suspensão e/ou seu sistema de direção. Quando esses problemas são ignorados, seu veículo se torna um risco de segurança na estrada.
Outra coisa a evitar é misturar e combinar pneus, especialmente pneus ao longo de um eixo. Isso ajudará a expandir o ciclo de vida de seus pneus e a manter sua integridade.
Muitos motoristas não têm certeza se o veículo perdeu o alinhamento ou se uma roda perdeu o equilíbrio, pois muitos dos sinais são semelhantes. Alguns dos sinais a serem observados incluem:
- Um veículo puxando para a esquerda ou para a direita
- Desgaste irregular ou rápido dos pneus.
- Um volante está torto, parece “solto” ou vibra
- Pneus barulhentos ou vacilantes
Quando se trata disso, é tudo uma questão de lembrar as dicas importantes. Se você cuidar de seus pneus, seus pneus cuidarão de você. Lembre-se, que se você precisar de pneus novos e de qualidade, as lojas da Griffe Pneus estão esperando para atendê-lo.
Com unidades em Goiânia, Anápolis e Brasília, a rede Griffe Pneus dispõe de pneus das melhores marcas e serviços profissionais de alinhamento, balanceamento e muito mais.
3. Minimizando o calor
O calor também contribui para a falha dos peneus, pois acelera o processo de envelhecimento em um pneu. Um pneu com pressão insuficiente e exposto ao calor perde a integridade de sua carcaça.
Quando a temperatura está alta, o ar em seus pneus ocupa mais volume, enquanto que quando a temperatura está fria, o ar ocupa menos volume. Assim, quando as temperaturas caem, o computador em seu carro acredita que seus pneus estão com pouco ar.
A pressão de enchimento nos pneus geralmente cai de 1 a 2 psi para cada 10 graus que a temperatura diminui. Além disso, quando você dirige seu carro e os pneus aquecem, a pressão nos pneus aumentará um psi durante cada intervalo de cinco minutos nos primeiros 15 a 20 minutos de condução.
PSI correto
Os fabricantes de pneus têm um psi recomendado, que determina um nível de pressão ideal para seu carro e seus pneus. No entanto, esse número psi é definido para quando seus pneus estiverem frios. Idealmente, quando você adiciona ar aos seus pneus no inverno, você deve enchê-los quando ainda estiverem frios.
No entanto, como a maioria das pessoas não tem como inflá-los em casa, você provavelmente terá que dirigir primeiro até um posto de gasolina. Então, antes de sair de casa, meça a pressão de cada pneu e anote-a. Quando chegar ao posto de gasolina, meça os pneus novamente e adicione a quantidade de pressão necessária com base na primeira leitura.
Se você deixar seus pneus com pressão insuficiente, isso fará com que você perca algum controle da direção, aumente o atrito, cause mais desgaste nos pneus e diminua a eficiência do seu carro no uso de gás. No entanto, se você inflar demais seus pneus, seu passeio será mais acidentado.
Para evitar a falha dos pneus com pressão excessiva ou insuficiente, é importante verificar a pressão dos pneus uma vez por mês. Mesmo sem vazamentos, seus pneus ainda perderão pressão continuamente.
As chances são de que seu carro não o sinalize até que sua pressão esteja significativamente baixa, por isso é importante verificar seus pneus manualmente.
Portanto, criar o hábito de verificar a pressão dos pneus pode ajudar a prolongar a vida útil dos pneus e também o alertará para pequenos problemas antes que se tornem grandes problemas.
4. Minimizando o frio
No frio extremo, é necessário verificar a pressão dos pneus em um ambiente controlado, pois isso garantirá que você obtenha uma medida precisa da pressão dos pneus.
Também é uma boa ideia evitar o frio extremo, pois pode danificar os compostos dos pneus e torná-los quebradiços. Isso prejudica a integridade do pneu e faz com que ele se desgaste muito mais rápido.
Em suma, quando a temperatura cai, as moléculas no ar se movem mais devagar e se amontoam. Quando a temperatura aumenta, as moléculas se movem mais rápido e se afastam umas das outras.
Você pode testar esse conceito por si mesmo. Basta colocar uma bola de futebol do lado de fora e esperar! A bola desinflará levemente no ar frio da manhã e, em seguida, inflará novamente no calor da tarde.
Quando esse conceito se desenvolve dentro de seus pneus, isso pode afetar a pressão dos pneus. Embora a pressão dos pneus deva se recuperar depois que o período de frio passar (supondo que ele passe e seus pneus não tenham vazamentos ou furos), a baixa pressão dos pneus não deve ser ignorada.
A baixa pressão dos pneus pode levar a:
- Maior tempo de parada: pneus com pressão insuficiente podem aumentar o tempo de frenagem e derrapar mais facilmente em pavimento molhado;
- Pouca economia de combustível: pneus com pressão insuficiente podem reduzir o consumo de combustível em cerca de 0,2% para cada queda de 1 PSI na pressão média de todos os pneus;
- Diminuição da vida útil dos pneus: a pressão insuficiente pode diminuir a vida útil dos pneus e torná-los mais vulneráveis a danos – tudo isso levando você a ter que comprar mais pneus com mais frequência.
5. Condução adequada
Isso é difícil de fazer às vezes, e em alguns casos é inevitável. Mas muitas vezes, buracos e sérios perigos nas estradas podem ser fatais para os pneus. Quando não destrói o pneu no local, às vezes pode causar danos internos que aceleram o envelhecimento, acabando assim com a vida útil do pneu.
É uma boa ideia evitar bordas de entrada de automóveis, buracos, meio-fio e, obviamente, quaisquer perigos na estrada que levem a falha dos pneus. Bater neles causará problemas no caminho para seus pneus e, na pior das hipóteses, podem destruí-los.
Quando saber se você precisa de pneus novos?
Você precisa estar ciente de três coisas ao decidir se precisa de pneus novos: desgaste do piso, exposição aos elementos e idade do pneu.
Desgaste do piso
Há um teste fácil para verificar o desgaste de pneus e segurança. Coloque uma moeda de um real primeiro em várias ranhuras do piso ao longo do pneu. Se você sempre vê o topo da moeda, seus pneus são rasos e gastos. Se este for o caso, seus pneus precisam ser substituídos.
Aliás, a razão mais importante para se preocupar com o desgaste do piso é a segurança. Quando os sulcos dos pneus estão gastos, o carro pode responder mal em condições climáticas adversas, como chuva e neve.
Com boas bandas de rodagem, o seu carro terá uma melhor aderência à estrada. Além disso, ter piso insuficiente é considerado ilegal em muitos estados. E, finalmente, as bandas de rodagem desgastadas podem fazer com que outras partes do seu carro se desgastem prematuramente.
Exposição ao clima
A exposição ao calor e aos raios ultravioleta do sol pode causar alterações estruturais e falha dos pneus. Essas mudanças geralmente não são uma preocupação em climas moderados.
Idade do Pneu
Qual a idade dos seus pneus? Independentemente do desgaste da banda de rodagem, os fabricantes de veículos geralmente recomendam que você substitua os pneus em seis anos.
Aliás, a maioria dos fabricantes de pneus recomenda que você substitua seus pneus em 10 anos. Verifique as recomendações do fabricante sobre seus pneus específicos.
Quando chegar a hora de trocar os pneus, a Griffe Pneus quer simplificar ao máximo a compra de um novo conjunto. Temos a melhor seleção de pneus de qualidade para se adequar ao seu veículo, ao seu orçamento e ao seu estilo de condução.
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