8 dicas essenciais sobre manutenção preventiva de pneus
Quando se trata de cuidar do seu veículo, manter os pneus “saudáveis” é uma das coisas mais importantes que você precisa acompanhar. Assim como os freios, os pneus são um dos aspectos mais fundamentais para manter a segurança na estrada, e é por isso que você não deve deixar de dar a manutenção rotineira a eles.
Pensando nisso, a Griffe Pneus selecionou alguns tipos de manutenção essenciais quando o assunto é cuidado com os pneus.
1. Desgaste irregular da banda de rodagem
Essa é uma manutenção essencial. Muitas vezes, os pneus de automóveis precisam ser substituídos antes de atingir a sua vida útil, principalmente por causa do desgaste rápido ou irregular da banda de rodagem. As causas mais comuns de desgaste evitável do piso são:
- Subinflação – Causando desgaste rápido ao longo das bordas da banda de rodagem.
- Insuflação excessiva – Causando desgaste rápido ao longo do centro da banda de rodagem.
- Freios ou amortecedores defeituosos – Podem causar manchas planas ao redor da banda de rodagem do pneu.
- Alinhamento incorreto das rodas (rastreamento) – pode causar desgaste rápido ao longo das bordas internas ou externas dos pneus.
Se você bater em um meio-fio ou bater em um buraco – as configurações delicadas da geometria da direção podem ficar desalinhadas, resultando em desgaste irregular. O desgaste dos componentes da direção também pode afetar o alinhamento das rodas, por isso vale a pena realinhar as rodas dianteiras a cada 10 mil quilômetros.
Tipos de desgaste
Uma verificação da condição dos pneus deve ser feita com frequência para procurar sinais de desgaste. Os pneus estão em contato constante com a estrada, suportando todos os solavancos e batidas sob o peso do carro e, portanto, é um aspecto crítico de segurança. Veja os principais tipos de desgaste abaixo:
- Do ombro
- Central
- Unilateral
- Pontual
- Diagonal
- Desgaste do piso
É importante lembrar que não apenas pneus defeituosos são inseguros, mas também é um requisito legal garantir que você tenha o tipo e tamanho corretos para o seu carro, a profundidade do piso não seja inferior a 1,6 mm e os pneus sejam inflados de acordo com a recomendação do fabricante.
2. Rodízio de pneus
Desde que os pneus sejam legais e estejam em boas condições, você pode ajudar a evitar o desgaste irregular fazendo o rodízio de forma correta. Este é um processo de manutenção pelo qual os pneus são removidos do veículo e trocados dianteiros e traseiros e deve ser realizado geralmente a cada 6 meses.
Assim, girar os pneus os ajuda a se desgastar de maneira mais uniforme, proporcionando um passeio mais suave e prolongando sua vida útil. Além disso, o rodízio dependerá do tipo de veículo que você possui.
Tração dianteira
Os pneus dianteiros devem ir para trás no mesmo lado do carro, de modo que o lado do motorista dianteiro vá para o lado do motorista traseiro.
Em contrapartida, os pneus traseiros vão para a frente, mas no lado oposto, de modo que o lado do motorista traseiro substitua o lado do passageiro dianteiro e o lado do passageiro traseiro vá para o lado do motorista dianteiro.
Tração traseira
Aqui é feito o inverso da tração dianteira, ou seja, os dois pneus traseiros vão para frente no mesmo lado e os dois pneus dianteiros vão para trás, mas do lado do motorista para o lado do passageiro e vice-versa.
Tração nas quatro rodas
O lado do passageiro dianteiro vai para o lado do motorista traseiro e o lado do motorista dianteiro vai para o lado do passageiro traseiro.
Pneus direcionais
Se você tiver pneus direcionais em seu veículo, os pneus precisam ser montados no mesmo lado em que foram removidos, ou seja, os pneus do lado do passageiro dianteiro devem ir para o lado do passageiro traseiro.
Ademais, os pneus do lado do motorista devem ser movido apenas da frente para trás e não para o lado do passageiro. A razão para isso é que os pneus direcionais foram feitos para serem montados em um lado específico e podem ser perigosos se trocados.
4. Danos ao Pneu
Verificar danos aos pneus também é um tipo de manutenção preventiva. Cortes, quebras e abrasões podem penetrar profundamente no tecido interno do pneu do seu carro, o que pode ser perigoso, até mesmo capaz de causar estouros em alta velocidade. No entanto, a penetração do piso por um prego ou caco de vidro ou metal muitas vezes pode ser reparada com segurança.
5. Pneus carecas
Outro tipo de manutenção é trocar os pneus carecas. Em suma, eles perdem pressão rapidamente, levando à redução da eficiência de combustível, problemas de frenagem e perda de controle para o motorista.
Os pneus carecas não são apenas ilegais, mas também extremamente perigosos para os usuários da estrada. Sem a banda de rodagem, os pneus têm um risco aumentado de derrapagem mesmo em estradas secas e podem ocorrer rebentamentos devido à estrutura do pneu ser comprometida pelo afinamento da profundidade da banda de rodagem.
Em estradas molhadas, isso pode causar aquaplanagem, o que significa que o motorista pode perder o controle do veículo. Os padrões da banda de rodagem são projetados para canalizar a água para longe do pneu, as profundidades da banda de rodagem ajudam nisso, uma vez que as bandas de rodagem se afinam, os pneus não podem mais deslocar a água da superfície causando aquaplanagem.
Por fim, pneus carecas também podem levar a um acúmulo de calor, pois as ranhuras achatadas não podem mais canalizar o ar para resfriar os pneus, uma vez que o pneu superaquece, aumenta o risco de estouro.
6. Balanceamento de rodas
Para manter a banda de rodagem em contato constante com a estrada, a roda e o pneu devem estar corretamente balanceados. Se o veículo fosse suspenso em um macaco e a roda girasse com a mão, uma roda sem equilíbrio sempre pararia no mesmo ponto – com o desequilíbrio mais pesado, é claro, na parte inferior da roda.
Na estrada, o desequilíbrio da roda pode realmente tirar o pneu do contato com a estrada, criando vibração através do volante, causando problemas de direção e frenagem.
Essa vibração causa estresse de alta pressão na direção, nos conjuntos de cubos e na suspensão, resultando em desgaste mecânico excessivo e alto consumo de combustível, além do desgaste dos pneus. Danos à suspensão, rolamentos de roda e componentes de direção são inevitáveis se o desequilíbrio não for visto com antecedência.
O balanceamento incorreto da roda se resolve facilmente usando um balanceador de roda eletrônico computadorizado para medir o desequilíbrio e, em seguida, adicionando pequenos pesos de metal para equilibrar as coisas.
É essencial que você tenha suas rodas balanceadas sempre que substituir um pneu ou consertar um furo (as rodas de liga leve requerem pesos especialmente revestidos para evitar a corrosão causada pela reação química entre diferentes metais).
7. Balanceamento de canto
O balanceamento de canto, muitas vezes referido como balanceamento de peso, envolve o ajuste da suspensão para obter uma distribuição uniforme do peso sobre as quatro rodas para garantir que o veículo se manuseie uniformemente nas curvas à esquerda e à direita.
A grande maioria dos veículos não requer balanceamento de canto, pois não há previsão para ajustar a altura da mola. De qualquer forma, seria necessário um grande desequilíbrio na altura da mola para ter algum efeito significativo no equilíbrio dos cantos.
Alguns carros de corrida e de alto desempenho exigem balanceamento de canto para manter suas características de manuseio e desempenho. Este é um trabalho especializado e requer ajustes constantes da altura da mola, com os pesos corretos no veículo e usando uma equação de equilíbrio de canto para trazer qualquer desequilíbrio a um nível baixo aceitável.
8. Pressão dos pneus
Por fim, o último tipo de manutenção envolve verificar a pressão dos pneus do seu veículo. Aliás, você pode fazer a verificação em casa gratuitamente em apenas alguns minutos. Em primeiro lugar é preciso encontrar a classificação de pressão correta para o seu veículo. Você pode encontrar essa informação no veículo nos seguintes locais:
- Manual do seu veículo
- Impresso na borda interna da porta do motorista
- Dentro da tampa da gasolina
Assim, a configuração correta da pressão é feita conforme recomendação do fabricante do seu veículo e também difere de acordo com a marca e modelo de cada veículo.
Como medir?
Para testar a pressão dos pneus, você precisa de um medidor de pressão preciso. Retire a tampa do pó da válvula, fixe no manômetro e anote o resultado.
Se o seu pneu precisar de ar extra, você deve enchê-lo usando uma bomba de ar em casa ou usar as instalações fornecidas em muitos postos de gasolina. Contudo, se o pneu estiver inflado demais, você pode permitir que o ar escape enquanto a tampa de proteção estiver removida.
Então, quando os pneus estiverem na pressão certa, retire o tubo de ar, certifique-se de que não há sujeira na válvula e reconecte a tampa.
Por que a pressão dos pneus é importante?
Ter a pressão correta dos pneus pode ajudar a prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo, aumenta a segurança do veículo e ajuda a economizar combustível.
Vida útil do pneu e desgaste do piso
A vida útil de um pneu pode ser reduzida em até 75% se o pneu estiver operando a cerca de 80% da pressão ideal. No entanto, se a pressão cair para 60% (surpreendentemente, isso não é incomum), a vida útil do pneu pode decair até 35%.
Se seus pneus estão se desgastando rapidamente nas bordas externas, isso pode ser uma indicação antecipada de uma possível pressão insuficiente. Tome medidas, porque se esse problema não for resolvido, isso poderá resultar em seus pneus se tornarem ilegais.
Segurança do veículo
Pneus com pressão insuficiente estão sujeitos a rupturas. Quando isso acontece, não há ar suficiente para suportar o peso do veículo. Isso faz com que as paredes laterais sejam comprimidas pelo peso do veículo, resultando em flexão acima de seus limites regulares.
Esse tipo de flexão anormal pode causar um acúmulo de calor no pneu e aumenta significativamente a probabilidade de um estouro.
Eficiência de combustível
Quando os pneus estão com pressão insuficiente, há uma proporção maior de banda de rodagem do pneu tocando a superfície da estrada. Com efeito, isso causa um aumento no atrito que retarda o pneu à medida que rola ao longo da estrada. Aliás, isso se chama de resistência ao rolamento aumentada.
O que isso significa é que seu veículo precisa usar muito mais potência ao dirigir com pneus com pouca pressão, resultando em um aumento inevitável no uso de gasolina/diesel.
Além de ser uma despesa adicional para você, isso também pode ter um impacto negativo no meio ambiente, pois quanto mais combustível você usa, mais altos são os níveis de dióxido de carbono emitidos pelo seu carro – portanto, a pressão correta também pode ajudar a economizar dinheiro como o ambiente.
Inflação dos Pneus
Em conclusão, manter os pneus com a pressão correta pode aumentar a vida útil dos pneus, melhorar os níveis de segurança de sua condução e também beneficiar sua carteira e o meio ambiente.
10 dicas sobre a pressão dos pneus
1. Em primeiro lugar, efetue uma verificação da pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês, antes de todas as viagens e quando variar a carga habitual do veículo.
2. Em segundo lugar, ps pneus devem estar frios quando você realizar a verificação.
3. Obtenha a leitura de pressão correta no manual do seu veículo, na borda da porta do motorista ou na tampa do tanque.
4. Altere as pressões conforme mostrado no manual do seu veículo quando o veículo estiver totalmente carregado.
5. Use um medidor confiável para medir a pressão.
6. Lembre-se de examinar todos os seus pneus sem esquecer o estepe.
7. Não se esqueça de verificar todos os veículos até mesmo reboque, se houver.
8. Durante a verificação da pressão, observe visualmente o desgaste do piso ou problemas como cortes, furos, bem como rupturas e protuberâncias.
9. A pressão diminui mais rapidamente em climas mais quentes, portanto, verifique os pneus com frequência no verão.
10. Finalmente, em caso de dúvida, busque uma loja e equipe de profissionais qualificados como os da Rede Griffe Pneus.
Pneus Run-Flat e pressão
Pneus run-flat são pneus que foram especialmente feitos para que possam continuar rodando por um curto período após o esvaziamento, ou seja, ainda funcionarão sem pressão de ar.
As paredes laterais do pneu são especialmente reforçadas com inserções específicas que são fortes o suficiente para suportar o peso do veículo, mesmo que o pneu não tenha absolutamente nenhuma pressão de ar.
Normalmente, você poderá dirigir seu veículo por pelo menos cinquenta milhas a uma velocidade média de 50 km/h após a deflação usando pneus run-flat. No entanto, isso depende de condições como a carga do seu veículo, velocidade e condições de condução.
Portanto, é fundamental que os veículos que usam pneus run-flat tenham um sistema especial para medir constantemente a pressão dos pneus, pois geralmente é impossível detectar uma mudança de pressão neste tipo de pneu.
Este sistema é o TPMS – Tire Pressure Monitoring System – e se você estiver rebocando um veículo com pneus run-flat, este veículo deve possuir o TPMS.
Sistema TPMS integrado
Os modelos de carros mais modernos vêm com um TPMS integrado. Em suma, o Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus monitora continuamente a pressão e a temperatura dos pneus, alertando o motorista sobre quaisquer problemas à medida que ocorrem.
Aliás, o sistema funciona constantemente, fornecendo um aviso quase instantâneo de qualquer tipo de problema com a pressão dos pneus do veículo.
Isso beneficia o motorista de várias maneiras:
- Não há necessidade de verificar manualmente a pressão dos pneus
- Menor desgaste dos pneus à medida que operam com a pressão correta
- Menor consumo de combustível
- Diminuição da probabilidade de falha precoce do pneu
Por fim, as vantagens de manter as pressões corretas incluem: maior segurança por meio de manuseio superior, distâncias de frenagem mais curtas, menor chance de aquaplanagem, menor desgaste dos pneus, menores requisitos de combustível e emissões de dióxido de carbono reduzidas.
Então, achou interessante ficar por dentro de todas essas dicas sobre manutenção de pneus?
Pois conte com a Griffe Pneus na hora de comprar pneus de qualidade ou fazer serviços de manutenção. A Griffe Pneus é uma rede de revendas autorizadas da Michelin com lojas em Goiânia, Brasília e Anápolis, garantindo ao consumidor pneus de alta qualidade que transmitem segurança, bem-estar, durabilidade e cuidados com o meio ambiente.