Alinhamento de pneus: tudo o que você precisa saber
Um alinhamento de pneus é o processo de alinhar as rodas de um veículo umas com as outras e com a superfície da estrada. Isso ocorre ao trazer o sistema de suspensão para sua configuração e posicionamento adequados, bem como ajustando certos componentes.
Ao contrário de outras tarefas de manutenção de veículos que você mesmo pode fazer, um alinhamento de pneus requer a experiência de um mecânico profissional e uma máquina de alinhamento.
Aqui no blog da Griffe Pneus, você pode conferir quais são os tipos de alinhamento, como e quando fazer, e muito mais.
Por que fazer o alinhamento dos pneus?
Basicamente, o objetivo de um alinhamento de pneus é alinhar as rodas e os eixos de um veículo uns com os outros para que eles se movam na mesma direção.
O processo envolve o ajuste de todos os ângulos de suspensão que afetam o movimento e o posicionamento dos pneus e a garantia de que o volante esteja perfeitamente centrado. Aliás, o fabricante de um veículo designa ângulos padrão para alinhar seus pneus, que são especificados em graus.
O tipo de alinhamento que seu veículo precisa depende do seu sistema de suspensão e da forma como ele distribui a potência para as rodas. Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas.
Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
Tipos de alinhamento de pneus
Alinhamento de duas rodas
Ajusta-se a direção de cada roda dianteira usando a linha central de simetria como referência. Esse tipo de alinhamento é o famoso alinhamento de duas rodas.
No caso de as rodas traseiras criarem uma linha de tração que não coincida com a simetria da linha central, isso implica que as rodas dianteiras e traseiras não estão na mesma faixa, a menos que o volante seja girado para fazer o veículo se mover na direção reta.
Alinhamento das 4 rodas
Este é o alinhamento correto de um veículo, certificando-se de que todas as 4 rodas rolem paralelamente em uma direção reta, centralizando o alinhamento. Para veículos com suspensões traseiras ajustáveis, ajusta-se as rodas traseiras para que a linha de tração coincida com a linha central de simetria.
As rodas dianteiras são então alinhadas em relação à linha de simetria central ( linha de transmissão). Isso mantém todas as rodas retas e paralelas e também mantém o volante centralizado.
Entendendo a angulação
Para veículos com suspensão traseira não ajustável, os ângulos das rodas traseiras são medidos para determinar a linha de tração. As rodas dianteiras são alinhadas proporcionalmente à linha de tração. Isso fará com que todas as rodas fiquem retas e paralelas.
As curvas são as mais críticas em termos de desgaste dos pneus, o pneu ajuda na estabilidade da direção do veículo. Na realidade, um ângulo de direção correto é um equilíbrio entre a estabilidade de direção desejada e o desgaste do pneu ou da borracha.
Um ângulo de direção excessivo fará com que a roda gire contra o ângulo de deslizamento, de modo que o veículo force o pneu ou a borracha a girar para frente, criando um ângulo de deslizamento maior no eixo traseiro em relação ao eixo traseiro.
O ângulo de tração é a direção das rodas traseiras em relação à linha central do veículo. Se o ângulo de tração não for zero, é preciso ajustá-lo primeiro, se não for possível, o toe dianteiro deve ser ajustado para compensar o ângulo de tração.
Ângulos fundamentais de alinhamento de pneus
Os ângulos fundamentais de alinhamento das rodas estão incluídos no projeto do veículo, a fim de distribuir convenientemente o peso nas rodas, facilitar a direção e obter a condição de deslocamento ideal.
Dessa forma, camber, cast e toe referem-se ao ângulo ou cambagem da roda de um carro no que se refere à sua posição no solo, enquanto está preso às peças de suspensão de alinhamento.
Todos os 3 eixos têm medidas angulares específicas que são exigidas pelos fabricantes para manter a roda plana no chão e realmente tocar a estrada para o melhor desenvolvimento.
Conhecer as diferenças entre cada ângulo e como isso afeta a direção ajudará o motorista a saber se o veículo está indo na direção certa e se os pneus estão usando corretamente.
Camber
Este ângulo é a curvatura das rodas, medida em graus, quando vista da frente do veículo, dentro ou fora do veículo. Camber é negativo quando a roda está inclinada na parte superior e positiva quando a roda está inclinada na parte superior.
O valor correto depende do projeto do sistema de suspensão e é fornecido pelo fabricante para cada modelo específico. A curvatura geralmente ajuda a estabilidade em linha reta e aumenta a vida útil do pneu. O valor de cambagem na roda esquerda/direita deve ser o mesmo para evitar tração lateral.
Função
Em suma, a função da cambagem é distribuir o peso do veículo na superfície dos pneus para evitar desgaste desigual dos mesmos.
Observamos que a magnitude da curvatura positiva é geralmente inclusa em veículos em repouso para neutralizar as tendências de criar curvatura negativa; enquanto o veículo está em movimento por causa da curvatura da estrada, peso dos ocupantes e outros fatores de geometria da suspensão.
Um valor de cambagem incorreto causará desgaste excessivo nas paredes laterais do pneu. Se a curvatura for diferente de um lado para o outro, pode causar um problema de solavanco.
Caster
Quando você gira o volante, as rodas dianteiras respondem girando em um pivô preso ao sistema de suspensão, este é o ângulo de direção ou eixo de guinada.
Caster é o ângulo deste eixo de direção, medido em graus, ao olhar para o veículo de lado, se o topo do pivô apontar para a traseira do carro, o caster é positivo, caso contrário, é negativo. Calcula-se o caster pela taxa de mudança de cambagem em uma curva pré-definida pelas rodas dianteiras.
Função
Fornece estabilidade direcional e facilidade de direção. O caster é positivo, ao projetar para frente o eixo geométrico de rotação e estabelecer o ponto de carga à frente do ponto de contato da roda no pavimento, confere às rodas a tendência de permanecerem orientadas com a força direcional do veículo, aproximadamente para ir em frente.
Se o rodízio estiver fora das especificações, pode causar problemas de estabilidade em linha reta. Se o rodízio for desigual de um lado para o outro, o veículo puxará para o lado onde tiver um rodízio menos positivo.
Convergência
É a diferença na distância entre as rodas dianteiras e traseiras das rodas dianteiras, é medida em unidades de distância, mas também pode ser medida em graus. Desse modo, toe-in significa que a frente dos pneus está mais perto do que a traseira, o toe-out negativo é o oposto.
Função
Certa magnitude de convergência é incluída em um veículo em repouso para neutralizar as forças que alteram a convergência em movimento, já que o objetivo é que seja zero durante a viagem. Desse modo, uma convergência incorreta causará desgaste rápido de pneus ou pneus.
O alinhamento de pneus é realmente necessário?
Sim, o alinhamento dos pneus é uma das tarefas de manutenção mais importantes. Se suas rodas estiverem desalinhadas, seu veículo sofrerá uma queda dramática na capacidade de manuseio.
Ele puxa constantemente em uma direção, o que pode inibir bastante sua capacidade de girar ou se mover em linha reta. Isto não só torna a condução mais difícil e reduz o conforto, como também pode colocar em risco a sua segurança e a dos seus passageiros.
Além disso, a falha em realinhar as rodas regularmente pode fazer com que o custo de propriedade do carro aumente consideravelmente. Rodas que não estão alinhadas corretamente podem causar desgaste irregular dos pneus, o que significa que você terá que substituir os pneus com mais frequência.
Não é incomum que o desalinhamento das rodas resulte em estouros de pneus, pois isso pode fazer com que seus pneus sofram tensão adicional. Além disso, rodas desalinhadas podem levar a aros e suspensão danificados, o que pode afetar o desempenho e a longevidade do seu veículo.
Com que frequência você deve fazer o alinhamento?
O intervalo para alinhamento das rodas pode variar significativamente dependendo do tipo de veículo que você possui, seus hábitos de direção e outros fatores.
A maioria dos mecânicos recomenda que você faça o alinhamento das rodas uma vez a cada dois ou três anos. No entanto, o melhor a fazer é seguir o intervalo previsto no manual do proprietário.
Se o manual do proprietário não especificar com que frequência você deve realinhar as rodas, leve seu carro a um Auto Center nas lojas da Rede Griffe Pneus para uma verificação do alinhamento dos pneus pelo menos uma vez por ano.
Normalmente, o alinhamento das rodas de um veículo estará pelo menos ligeiramente desalinhado após um ou dois anos de condução. No entanto, se o seu carro aguentar bem a estrada, não desviar para um lado ou tiver pneus uniformemente desgastados, não é necessário realinhar as rodas todos os anos.
É importante observar que existem circunstâncias específicas que podem fazer com que seu veículo exija o alinhamento dos pneus com mais frequência. Veículos com pneus mais largos ou carros voltados para o desempenho geralmente precisam ter suas rodas alinhadas com mais frequência.
Além disso, você deve considerar obter um alinhamento das rodas toda vez que trocar os pneus do seu carro.
Como saber que é preciso alinhar os pneus?
Os problemas de alinhamento das rodas podem ocorrer pela condução do dia-a-dia em estradas de má qualidade, passar por buracos, bater no meio-fio ou pelo desgaste excessivo dos componentes da direção.
A verificação regular do alinhamento das rodas ajudará a prolongar a vida útil dos pneus e melhorar a segurança do veículo, além de aumentar a eficiência do combustível.
As principais indicações de problemas de alinhamento das rodas incluem:
- O volante está descentralizado ao dirigir em linha reta
- Desgaste irregular dos pneus
- Vibração do volante
- Volante torto
Quanto tempo demora o alinhamento de pneus?
Em circunstâncias normais, um alinhamento de rodas levará em média uma hora, seja um veículo com tração nas duas rodas ou com tração nas quatro rodas.
Se houver muito desgaste ou danos no sistema de suspensão, bucha de direção, haste da esteira ou outras peças, levará mais tempo, pois alguns componentes precisarão ser substituídas.
O alinhamento das rodas é uma tarefa de manutenção essencial que você não pode evitar, pois pode ter um impacto significativo no desempenho, no conforto de condução, na segurança e na vida útil do seu veículo.
Evite acidentes e prejuízos
Dirigir um veículo sem alinhamento correto não é apenas caro, ou seja, pode ser perigoso. Além disso, a falta de alinhamento aumenta o consumo de combustível e diminui a vida útil do pneus. Ademais, pode causar estresse adicional em outros componentes do veículo e levar a outros danos.
Na Griffe Pneus, trabalhamos para alinhar corretamente as rodas do seu veículo para que fiquem perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Ajustar os ângulos das rodas para que atendam a esses critérios é como nossos mecânicos profissionais garantem que seu veículo esteja alinhado corretamente.
Quando você visita uma de nossas lojas em Goiânia, Brasília e Anápolis, e tem um alinhamento de pneus concluído para alinhar a roda, você deve experimentar uma direção mais fácil, melhor quilometragem, uma condução mais suave e segura; bem como uma maior vida útil do pneu.
Então, quer saber mais sobre alinhamento e balanceamento de pneus? Pois, leia também: Alinhamento e balanceamento de pneus: para que servem e quando fazer?