Como o tamanho e a mistura de marcas dos pneus afetam a estabilidade do veículo?
Quando é hora de colocar pneus novos em seu veículo, pode ser tentador, comprar tamanhos maiores, misturar e combinar diferentes marcas de pneus. Então, se você provavelmente está se perguntando se pode usar mais de uma marca de pneu, ou um pneu maior em seu carro, esse artigo é para você!
Embora misturar e combinar marcas de pneus possa parecer inofensivo, não é aconselhável. Isso porque apesar de pneus de marcas semelhantes e do mesmo tamanho parecerem praticamente iguais, existem pequenas diferenças na banda de rodagem e outros aspectos que afetarão a estabilidade do seu veículo e sua capacidade de manter o controle.
No entanto, se a mistura de marcas for inevitável, é essencial que você compre pneus do mesmo tamanho, padrão de piso, índice de carga e classificação de velocidade. Veja todas as dicas que a Griffe Pneus preparou a seguir.
Posso misturar e combinar marcas de pneus no meu veículo?
Colocar pneus novos de marcas diferentes em um veículo é sempre um risco, pois pode levar a problemas de estabilidade, controle de tração e muito mais. Isso ocorre porque duas marcas não produzem pneus exatamente com as mesmas especificações.
No entanto, às vezes o uso de marcas diferentes é inevitável. Nesses casos, é importante comprá-los em pares. Por exemplo, não use um Michelin, um Continental, um Michelin e um Bridgestone. Em vez disso, opte por uma combinação como dois Michelin.
Além disso, certifique-se de que eles tenham o mesmo padrão de piso, tamanho, classificação de velocidade e índice de carga. Por fim, sempre coloque as marcas correspondentes no mesmo eixo.
Os pneus rotativos realmente ajudam?
Muitas pessoas temem que a rotação de pneus seja apenas uma manobra que os mecânicos usam para ganhar dinheiro. Contudo, não se trata disso.
Na maioria dos veículos, os pneus dianteiros desgastam-se mais rapidamente do que os pneus traseiros. Como as rodas dianteiras fazem a curva e suportam mais peso, as bordas externas do pneu se desgastarão mais rápido. Os pneus traseiros, por outro lado, se desgastam mais no meio.
Desse modo, mover os pneus dianteiros para trás e vice-versa permite que eles se desgastem de forma mais uniforme, dando mais estabilidade ao seu veículo.
Ademais permitirá que você substitua todos os quatro de uma só vez, em vez de substituir apenas dois pneus de cada vez. Embora comprar dois pneus seja mais barato do que comprar quatro, seu carro se beneficiará mais com pneus iguais, ou seja, da mesma marca.
Por que girar os pneus?
Em suma, você deve girar todos os quatro pneus de uma vez. Isso permitirá que as bordas dos pneus traseiros sofram desgaste quando movidas para a frente, e o meio dos pneus dianteiros começará a se desgastar quando trocado para o eixo traseiro. Se você tiver um estepe idêntico em tamanho real, você pode até girá-lo no padrão.
Use o seguinte padrão para girar os pneus em seu veículo de tração dianteira com um sobressalente de tamanho normal:
Mova o pneu dianteiro do lado do passageiro para trás. O pneu dianteiro do lado do motorista agora se tornará seu pneu reserva e seu pneu reserva substituirá o pneu traseiro do lado do passageiro.
A traseira do passageiro substituirá a dianteira do lado do motorista e a traseira do lado do motorista substituirá a dianteira do lado do passageiro. Ao rodar o seu estepe, evita ter de substituir um pneu furado por um que tenha muito piso em comparação com os restantes.
Com que frequência você deve girar os pneus?
Para obter melhores resultados, os fabricantes recomendam a rotação dos pneus a cada 12.000 quilômetros ou a cada seis meses – o que ocorrer primeiro. Isso geralmente se alinha com as trocas de óleo.
Quanto tempo os pneus novos duram?
A vida útil dos pneus dependerá de vários fatores. Aliás, a maneira como você dirige seu carro desempenha um papel importante nessa estimativa. Outro fator importante são os tipos de terreno e o clima do local onde você mora. Outros fatores incluem danos nos pneus, manutenção regular e condições climáticas.
Dito isto, a vida média dos pneus está entre 40 a 60 mil quilômetros em condições normais e hábitos de condução, normalmente durará cerca de três a cinco anos se mantidos adequadamente.
Quais são os sinais de que você precisa de pneus novos?
Se você está querendo trocar os pneus do seu carro, mas não tem certeza se precisa de pneus novos, use as dicas a seguir para ajudá-lo a decidir se seus pneus precisam ser substituídos.
Indicador de desgaste da banda de rodagem
O indicador mais óbvio de que você precisa de pneus novos é a baixa profundidade do piso. Alguns pneus apresentam barras de desgaste da banda de rodagem.
Você encontrará essas barras levantadas dentro dos sulcos do pneu entre as marcas do piso. Se o seu piso ficar nivelado com as barras indicadoras, é hora de comprar pneus novos.
Teste da moeda de 1 real
Se seus pneus não tiverem barras de desgaste, você ainda poderá dizer facilmente se o piso está muito baixo. Tudo que você precisa é de uma moeda de 1 real.
A borda amarela dessa moeda tem aproximadamente 1,6 mm. Basta introduzir a moeda nos sulcos e analisar. Se a borda amarela permanecer visível, é hora de trocar de pneus.
Número DOT
O número DOT – “Department of Transportation (Departamento de Transporte)” é outro recurso útil nos pneus. Você verá “DOT” e uma combinação de 11 ou 12 números e letras. Os últimos quatro números representam a semana e o ano em que os pneus foram fabricados.
Ao fazer essa pesquisa e descobrir que tem pneus desatualizados em seu veículo, leve-os a uma oficina mecânica imediatamente para que sejam descartados. Mesmo que os pneus estejam em um veículo que raramente é conduzido, eles ainda sofrem envelhecimento.
Todos os pneus devem ter a mesma pressão?
A pressão dos pneus é medida em libras por polegada quadrada (PSI). Desse modo, a quantidade de pressão que seus pneus exigem depende do tipo de veículo que você dirige. Você encontrará a pressão recomendada dos pneus em um painel dentro da porta do lado do motorista.
Se o adesivo em sua porta especificar apenas um PSI, todos os pneus devem ter a mesma pressão. Se você precisar de mais pressão nos pneus dianteiros do que nos traseiros, por exemplo, isso será especificado pelo fabricante.
Por que a pressão dos meus pneus varia?
Em suma, todos os quatro pneus devem ter a mesma pressão, salvo indicação em contrário no painel da porta. Mas, você já colocou ar em seus pneus e manhã seguinte percebeu que estavam com pressão irregular?
Em primeiro lugar você precisa saber que nem sempre se trata de um vazamento. Em vez disso, essa flutuação é normal e ocorre com mais frequência em temperaturas mais frias. No entanto, o clima quente também pode ser o culpado.
Por exemplo, se a temperatura cair de 30 graus para 20 graus durante a noite, você pode acordar com menos pressão nos pneus. Se a temperatura ficar mais quente, no entanto, seus pneus adquirirão mais pressão.
O que você precisa saber sobre o tamanho do pneu?
O tamanho do pneu pode ter muitos efeitos em um veículo. Por exemplo, algumas pessoas gostam da ideia de adicionar pneus maiores aos seus veículos.
Muitas vezes, é por razões estéticas, mas também podem desempenhar um papel no funcionamento do seu veículo. Instalar pneus maiores pode afetar seu velocímetro, suspensão, aceleração e quanto controle você tem do seu carro, e isso para citar algumas coisas.
Pneus maiores precisam de mais pressão?
A quantidade de pressão necessária depende do peso do seu veículo, não do tamanho dos seus pneus. É por isso que você encontra o PSI recomendado em seu veículo em vez de vir nos pneus.
Muitas pessoas assumem que pneus maiores exigem mais pressão; no entanto, isso está incorreto. A pressão do pneu e a quantidade de ar no pneu não são a mesma coisa. Portanto, pneus maiores precisarão de mais ar para enchê-los, mas você ainda os bombeará para o PSI marcado no painel da porta.
Pneus maiores usam mais gasolina?
Pneus maiores podem usar mais gasolina porque podem ser pesados e volumosos. Além disso, por serem mais pesados e volumosos, os pneus maiores têm uma grande resistência ao rolamento. Isso significa que será necessário mais esforço para o veículo se mover.
Então, quanto mais pesado o veículo, mais gasolina é usada. No entanto, com isso dito, pneus maiores nem sempre diminuem o consumo de combustível de um veículo, mas isso depende de vários fatores e varia de acordo com o tipo de veículo que você possui.
Como os pneus novos afetam a aceleração, velocidade e desempenho?
Os pneus afetam a aceleração, a velocidade e o desempenho de maneira diferente. Alguns são efeitos adversos, enquanto outros são positivos. Pode não ser surpreendente que a condição do seu pneu possa ter um impacto no seu veículo, mas o tamanho do pneu, a pressão do pneu e a banda de rodagem podem ser um fator.
Você tem que recalibrar seu velocímetro para pneus maiores?
Sim. Você também deve recalibrar seu velocímetro se instalar pnues com tamanho diferente do que o carro foi projetado inicialmente.
Quando um veículo é feito, o velocímetro é calibrado para o tamanho do pneu instalado. Se você instalar um pneu maior, o veículo terá que percorrer mais para completar uma rotação, que é como o velocímetro calcula sua velocidade.
Portanto, seu velocímetro lerá mais devagar do que em movimento e vice-versa para pneus menores se você instalar pneus maiores. Com efeito, ter um velocímetro preciso é muito importante!
Pneus maiores afetam a suspensão?
Pneus maiores podem afetar a suspensão do seu veículo. A suspensão do seu carro desempenha um papel importante em manter o carro estável e confortável para motoristas e passageiros.
A suspensão permite manobrar estradas esburacadas com segurança, mas sua suspensão está diretamente relacionada aos seus pneus.
Se você instalar pneus muito grandes e bater em um grande buraco na estrada, poderá causar danos à suspensão do seu veículo ou até mesmo à estrutura do carro.
Pneus maiores prejudicarão minha transmissão?
Por fim, adicionar pneus maiores do que os inicialmente previstos para o seu veículo pode causar problemas na sua transmissão. Você pode notar que sua transmissão começa a escorregar e pode até sofrer com uma vida útil reduzida.
As transmissões são caras se tiverem que ser reconstruídas, então você deve considerar se a adição de pneus maiores ao seu veículo vale o risco.
Se você decidir adicionar pneus maiores, considere reorientar sua transmissão para acomodá-los. Isso garantirá que o veículo possa operar suavemente com os pneus maiores, e você terá menos probabilidade de ver uma perda de potência ao acelerar.
Então, achou interessante ficar por dentro de todas essas dicas sobre pneus?
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