Como os pneus são feitos? Conheça o processo de fabricação

como os pneus são feitos
29.06.2022 categorias Dicas Pneus

Como os pneus são feitos? Conheça o processo de fabricação

Você já se perguntou como os pneus são feitos? O desenvolvimento de pneus ao longo do século passado foi gritante, com vários designs, estruturas e tamanhos para acomodar uma variedade crescente de veículos com diferentes finalidades. Desde pneus para veículos elétricos e pneus 4 x 4, até pneus para vans e motocicletas.

Desse modo, cerca de 200 materiais são necessários para fazer um único pneu. Estes garantem a segurança ambiental, desempenho e eficiência do mesmo. A Griffe Pneus te conta neste artigo como esse processo funciona.

Como os pneus são feitos?

Em suma, o processo de fabricação dos pneus passa pelas seguintes etapas:

Mistura de borracha

Em primeiro lugar, a borracha dos pneus é composta por mais de trinta tipos diferentes de borracha, enchimentos e outros ingredientes. Esses ingredientes se misturam em enormes liquidificadores para criar um composto preto que é então segue para moagem.

Corte ou fresagem

Esta é a formação da estrutura básica do pneu cortando a borracha resfriada em tiras. Enquanto isso, outras partes do pneu também possuem revestimento borracha e vão para montagem.

Moldagem ou construção do pneu

Os pneus são feitos tipicamente de dentro para fora. As cintas de aço, talões, lonas, bandas de rodagem, elementos têxteis e outros componentes são colocados em uma máquina especializada na fabricação de pneus. Nesta fase, os componentes começam a parecer os primórdios de um pneu. O resultado é um ‘pneu verde’.

Cura

O processo de cura utiliza moldes a quente para vulcanizar o ‘pneu verde’, reunindo todos os componentes e dando ao pneu sua forma final. Isso inclui as marcações da parede lateral específicas do fabricante e o padrão do piso.

Inspeção

Por fim, o pneu pronto passa por uma minuciosa inspeção por profissionais que procuram quaisquer manchas ou defeitos antes de ser enviado para venda.

Parte do processo de inspeção faz uma seleção aleatória de pneus acabados e os passa por uma máquina de raio-x para identificar quaisquer pontos fracos ou falhas.

Quais as partes de um pneu?

Existem muitos elementos diferentes que compõem o seu pneu. Eles incluem:

Dobra

As dobras são o esqueleto do seu pneu feito de camadas de tecido. As dobras mantêm o pneu flexível, mas reduzem a elasticidade e são feitas de cordas revestidas de borracha compostas por fibras tecidas. Além disso, a lona da carcaça, colocada diretamente acima do revestimento interno do pneu, reforça a resistência do pneu.

Miçangas ou grânulos

Os grânulos formam uma vedação hermética entre o aro da roda e o pneu. Aliás, eles são de aço trançado de alta resistência revestido de borracha.

Ombro

O ombro do seu pneu é a borda pequena e chanfrada entre a banda de rodagem e a parede lateral e é parte integrante das curvas.

Cinto

A correia de um pneu são fios de aço com revestimento de borracha que ficam ao redor do pneu. Assim, estes reforçam a resistência do pneu, ao mesmo tempo que adicionam durabilidade e resistência extra aos furos.

Sulcos

Os sulcos profundos na banda de rodagem do seu pneu são feitos para dispersar a água. Por outro lado, as ranhuras menores, chamadas lamelas, entram em jogo durante as condições de gelo.

Piso

A banda de rodagem do seu pneu é crucial para aderência e amortecimento. Deve verificar a banda de rodagem do seu pneu uma vez por mês e antes de viagens longas. Em suma, o piso é onde a borracha encontra a estrada e se desgasta com o tempo.

Costela

Costelas são partes vistas em alguns pneus e correm pelo centro para reforçar o ponto mais fraco do pneu.

Embora todos os pneus modernos sejam feitos usando maquinário e tecnologia incríveis, os motoristas ainda têm um papel extremamente importante a desempenhar para garantir a manutenção e verificação dos pneus regularmente.

Quanto tempo dura um pneu?

Por lei, não há prazo de validade para os pneus; ou seja, o que existe é a obrigatoriedade de garantia do fabricante por 5 anos desde a data da compra (ou da fabricação, na ausência do comprovante fiscal da compra).

Um pneu novo pode ser usado com segurança por pelo menos 5-6 anos. Algumas fontes indicam que a vida útil operacional de um pneu pode chegar a 10 anos. Contudo, com manutenção e armazenamento adequados, você pode usar seus pneus por mais tempo .

No entanto, para sua segurança, é melhor substituir o conjunto após 5 anos, mesmo que ainda não esteja se aproximando da profundidade de piso mínima legal.

A idade de um pneu importa?

Se você tiver um pneu com 5 anos e tiver certeza de que foi armazenado adequadamente, podemos considerá-lo com segurança como “novo”.

No entanto, a qualidade dos pneus depende de uma série de fatores, como tipos de rotas, carga, qualidade do sistema de suspensão ou seu estilo de condução pessoal. Aliás, o processo natural de envelhecimento da borracha também ocorre no armazenamento.

Todavia, ao armazenar pneus, você pode minimizar a deterioração da borracha se observar as seguintes condições:

  • Evite a luz solar direta contínua – a melhor solução é pouca ou nenhuma iluminação;
  • Mantenha os pneus livres de estresse nas posições verticais;
  • Temperatura – o melhor é a temperatura ambiente constante sem variações repentinas;
  • Umidade – os pneus devem ser ficar salas com boa ventilação.

Ao verificar os pneus para ver se eles ainda são seguros para uso, lembre-se de que o critério principal é sempre a condição técnica e os parâmetros do pneu (por exemplo, profundidade do piso), não sua data de produção.

Por último, mas não menos importante, ao inspecionar os pneus do seu carro , lembre-se de verificar também a roda sobressalente, ou seja, o estepe. Os condutores muitas vezes esquecem que as rodas sobressalentes também estão sujeitas ao envelhecimento.

Em caso de emergência, é bom ter certeza de que o carro conseguirá chegar com segurança em casa ou na oficina mecânica mais próxima.

 

Então, achou interessante ficar por dentro de todas essas curiosidades sobre como os pneus são feitos? 

Pois conte com a Griffe Pneus na hora de comprar pneus de qualidade ou fazer serviços de manutenção. A Griffe Pneus é uma rede de revendas autorizadas da Michelin com lojas em Goiânia, Brasília e Anápolis, garantindo ao consumidor pneus de alta qualidade que transmitem segurança, bem-estar, durabilidade e cuidados com o meio ambiente.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas