Estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo? Cuidados importantes que você deve ter

technician-with-a-blue-workwear-holding-a-wrench-and-a-tire-while-showing-thumb-up

Estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo? Cuidados importantes que você deve ter

Quando falamos em pneus, algo que pode causar um velho e longo dilema é a respeito do estepe, onde uma das maiores dúvidas dos motoristas é: Estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo?

Até porque, na maioria das vezes acabamos deixando o estepe parado e sem uso por um bom tempo, esquecendo que ele existe até um momento que vier precisar utilizá-lo.

No entanto, existem alguns cuidados e pontos importantes que precisam ser levados em consideração no estepe do seu carro, principalmente para garantir a qualidade e a durabilidade.

Por fim, para entender melhor sobre isso, veja a seguir tudo sobre se o estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo e confira alguns cuidados importantes que você deve ter com esse pneu.

Estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo?

Primeiramente, poucas pessoas sabem disso, mas sim, o rodízio de pneus de um veículo precisa ocorrer corretamente, entre os 5 pneus.

Isso porque, você precisa garantir que o desgaste dos pneus vai ocorrer uniformemente, fazendo o aproveitamento de tudo.

E, diante disso, a chamada “quinta roda” entra nesse entendimento, uma vez que o estepe, por mais que possuam características às vezes diferentes dos pneus convencionais, eles também possuem validade de 5 anos.

Assim, ao passar esse tempo, esse pneu se tornará invalido para você, sendo necessário a troca por um modelo novo, para garantir segurança e desempenho.

Ou seja, você deve sim usar o estepe durante o rodízio dos pneus do seu carro.

Porém, vale citar alguns pontos importantes. O estepe deve entrar no rodízio de pneus somente quando for um pneu igual ou muito semelhante ao original.

Até porque, conforme você já deve saber, alguns pneus possuem características particulares, às vezes sendo de aro menor, largura, espessura e dentre outros, menor ou maior que os pneus convencionais.

Logo, você vai precisar ter cuidados essenciais, principalmente porque se trata de um pneu diferente.

Portanto, nesses casos, não é indicado fazer o uso da quinta roda, pois sua dirigibilidade será comprometida, e poderá afetar sua segurança e conforto.

Por fim, faça a leitura completa dos pneus originais do seu veículo e compare com o estepe, e caso for compatível, realize o rodízio.

Como realizar o rodízio de pneus com estepe?

Se o pneu for compatível, uma dúvida muito presente com toda certeza pode ser a respeito de como realizar o rodízio de pneus com estepe.

Até porque, é uma roda a mais, e para algumas pessoas pode gerar uma certa confusão.

No entanto, saiba que isso é algo extremamente simples de entender.

Primeiramente, devido ser um pneu novo, o indicado é no primeiro rodizio, utilizar ele nas rodas onde o carro possui tração (geralmente as rodas dianteiras).

Você deve voltar o pneu substituído para o estepe na busca de aproveitar no próximo rodízio.

No mais, você deve realizar o processo nas outras rodas da forma convencional já conhecida.

Inclusive, saiba que nós da Griffe Pneus temos um conteúdo completo ensinando como isso deve ser feito, clique aqui para conferir.

Lembrando, que o rodízio de pneus deve ser de preferência realizado em uma empresa especializada, principalmente para que possa ser feito os ajustes corretos e os devidos alinhamentos, caso necessário.

Cuidados importantes que você deve ter com o seu estepe

Quando compramos um carro novo ou seminovo, uma das poucas coisas que levamos em consideração, com toda certeza é o estepe.

Até porque, como é uma roda que geralmente se utiliza em emergências, caso não necessário, pouco se leva em consideração.

No entanto, mesmo que sendo uma roda parada e sem uso, você deve ficar atento a alguns cuidados importantes, para garantir a conservação e até a segurança, para quando for necessário o seu uso ela está em prontidão.

Confira:

1.      Mantenha-o sempre calibrado

Assim como os outros pneus do seu carro, saiba que o estepe deve estar sempre calibrado e pronto para uso.

Isso porque, você não sabe quando vai precisar utilizá-lo, e caso ele esteja seco, o seu uso será prejudicado.

Nós da Griffe Pneus, geralmente indicamos que você faça a calibragem dos pneus convencionais e o estepe pelo menos a cada 15 dias.

Além disso, lembre-se também de usar a calibragem adequada e indicada para o pneu, conforme indicado no manual do veículo.

2.      Fique atento às dimensões do pneu

Antes de precisar utilizar, você deve ficar muito atento às dimensões do pneu, pois elas são bem importantes para o uso.

Isso porque, conforme citamos anteriormente, o estepe do seu carro pode ser uma roda igual ou muito semelhante à original, ou do tipo temporária, sendo mais fina, menor e etc.

E, conforme já citamos, na roda do tipo temporária, você deve usar apenas como uma emergência, evitando usar esse tipo de estepe como rotina.

Além disso, conforme você já sabe, o estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo somente se for a roda original.

3.      Fique atento ao desgaste do pneu

Os pneus de estepe, assim como os de uso convencional no veículo, possuem data de validade e a medida do tempo é comum que o desgaste comece a aparecer.

Nesse sentido, saiba que um dos cuidados que você deve ter com o estepe do seu carro, é ficar atento ao desgaste do pneu.

Fique atento a pontos como rachaduras, ressecamentos, bolhas e dentre outros elementos que indicam desgaste do pneu e necessidade de troca.

Acredite, por mais que seja um pneu que na maioria do tempo se mantém sem uso, saiba que ele pode vir a ter desgastes da mesma forma daqueles de uso comum.

Além disso, assim como os pneus normais, você deve ficar atento ao prazo de validade dos pneus. O prazo comum é de 5 anos de vencimento.

4.      Use uma capa protetora

Além de saber que o estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo, se for possível, saiba que utilizar uma capa protetora pode ser uma excelente opção.

Essa dica é válida principalmente para você que tem carro do tipo SUV ou caminhonete, no qual o estepe fique exposto.

Lembrando que o indicado é usar capa protetora de borracha, uma vez que algumas capas que são vendidas em material derivado do petróleo, e esse pode vir a deformar, comprometendo a qualidade do pneu.

5.      Opte sempre por pneus de qualidade

Sabendo que o estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo, outro ponto muito importante é optar por pneus de qualidade.

Dessa forma, por mais que você deixe o estepe as vezes de lado, saiba que ele também deve conter um pneu de qualidade.

Até porque, conforme nós citamos acima, caso ele se encaixe nos requisitos, você poderá vir a usar ele como um pneu de rodagem no rodízio.

Logo, ter um pneu que não tem qualidade e não adequado, pode comprometer a sua dirigibilidade e segurança.

Portanto, opte por um pneu de qualidade, de marcas confiáveis, como a Michelin que trabalhamos aqui na Griffe Pneus, e garanta uma rodagem suave, confortável e principalmente, segura.

Estepe tipo “bicicleta” é perigoso?

Outro ponto bastante comentado e com toda certeza pode acabar gerando muita dúvida dentre os motoristas, é a respeito do modelo de estepe mais fino, chamado por muitos de tipo “bicicleta”.

Caso você não conheça, os estepes do tipo bicicleta são aqueles pneus mais finos, que vem sendo adotado por algumas montadoras, por ser mais barato.

E, o nome pneu de bicicleta se dá  devido ao seu formato, que é fino e menor do que a roda normal, o que inicialmente pode passar uma certa insegurança em utilizar.

No entanto, você vai ter uma condução bastante segura usando esse estepe também.

Porém, por ser mais fino e com características diferentes, você deve optar somente por usar em emergências, pois ele tem função totalmente temporária.

Além disso, você deve respeitar os limites de velocidade indicados no pneu, pois esses são os recomendados, para evitar problemas que venham a comprometer sua segurança.

Por fim, conforme até citamos, esse estepe não deve entrar no rodízio de pneus, justamente por ser muito diferente das rodas normais.

Considerações finais

Com essas informações a respeito se estepe deve entrar no rodízio de pneus de um veículo, garanta fazer esse processo com qualidade.

Além disso, vale lembrar que é extremamente importante buscar por uma empresa de qualidade, como nós da Griffe Pneus, que poderemos realizar toda a troca de pneus do seu veículo com qualidade e muito profissionalismo.

Se direcione agora mesmo para uma de nossas unidades presentes em Anápolis, Brasília ou Goiânia. Será um prazer atendê-lo.

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas