Pneu careca: o que é, e como ele pode fazer você sofrer um acidente
Dirigir com pneus carecas é uma das coisas mais perigosas que você pode fazer. Aliás, a maioria dos acidentes veiculares começaram com problemas nos pneus e, embora as questões relacionadas aos pneus possam incluir uma variedade de fatores, os pneus carecas são definitivamente um deles.
Como regra geral, são os indicadores de desgaste da banda de rodagem do seu pneu que mostram qual é hora de substituí-lo. Caso contrário, você estará apenas arriscando se tornar apenas mais uma estatística para a incidência de colisões de veículos nas estradas.
Além disso, multa e pontos na carteira também fazem parte dos riscos de trafegar com um pneu careca. Neste artigo, a Griffe Pneus reuniu tudo o que você precisa saber sobre pneus carecas para evitar acidentes.
O que são pneus carecas?
Um pneu está completamente ‘careca’ quando todos os seus sulcos se desgastam e você tem essencialmente uma superfície de borracha lisa sem ranhuras.
Os pneus novos têm uma profundidade média de piso de 8 a 9 milímetros. Conforme conduz, o piso irá desgastar-se. Portanto, um pneu com uma profundidade do piso abaixo de 1,6 milímetros não tem aderência. Com efeito, isso prejudicar a distância de travagem e o controle do veículo.
A maioria dos pneus também vem com ‘barras indicadoras’ (também chamadas de barras de desgaste paralelas) que ajudam a determinar se o piso está desgastado ou não.
Se a banda de rodagem estiver no mesmo nível do indicador, você tem um pneu careca. Um pneu careca é apenas outra palavra para pneus com banda de rodagem desgastada.
Os perigos de dirigir com pneus carecas
Os pneus do seu veículo são, na verdade, o que o mantém na estrada. Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), os pneus são componentes que fazem parte do sistema de suspensão do carro.
Aqui estão alguns dos perigos mais comuns de dirigir com pneus carecas:
1. Maior risco de falha do pneu
A tração disponível nos pneus sempre foi uma questão de segurança importante, especialmente em rodovias e estradas molhadas. Embora o impacto das profundidades do piso dos pneus na segurança do veículo em vias secas e velocidades de rodovias seja mínimo, ainda é possível causar estouros de pneus.
Isso ocorre porque uma redução na profundidade do piso do pneu também significa afinamento da própria estrutura do pneu. Isso torna relativamente fácil de perfurar.
Além disso, se inflado a uma pressão muito maior do que a recomendada, isso pode fazer com que o pneu estoure causando falha no pneu e uma consequência desastrosa para os ocupantes do veículo.
2. Maior risco de aquaplanagem e perda de controle do veículo
Como mencionado acima, a tração dos pneus é equivalente à segurança na estrada, especialmente se você estiver dirigindo em estradas molhadas. O padrão do piso nos pneus ajuda a canalizar a água da superfície para longe da área de contato e isso é auxiliado pela profundidade dos pisos.
Portanto, se as bandas de rodagem forem rasas, o pneu pode não ser capaz de deslocar efetivamente a água da superfície. Como você sabe, há tensão superficial na água que de alguma forma cria uma fina camada de faixas de água sob o remendo de contato do pneu. Isso efetivamente aumenta a distância entre a superfície do solo e o pneu.
Tecnicamente, o pneu está em contato com a água, não com a superfície da estrada. Se você aplicar os freios, não há superfície firme para se segurar. Em vez disso, os pneus tentarão agarrar-se às faixas de água, criando aquaplanagem ou simplesmente derrapagem.
Aliás, testes mostram que pneus carecas aumentarão sua distância de parada em pelo menos duas vezes, reduzindo também o controle ideal do veículo em condições de estrada molhada.
3. Perda de pressão dos pneus
Sabe-se que pneus carecas perdem sua pressão muito mais rápido do que aqueles com profundidade de piso suficiente. Embora seja perfeitamente aceitável verificar a pressão dos pneus diariamente, no final do dia você já pode ter um pneu com pressão insuficiente.
Isso pode levar a uma série de problemas, como controle reduzido do seu veículo, eficiência de combustível reduzida e problemas na frenagem. Tudo isso contribuirá para um desgaste mais rápido de seus pneus.
4. Problemas de superaquecimento
A espessura das bandas de rodagem dos pneus realmente funciona para ajudar a evitar o acúmulo maciço de calor, pois os pneus estão em constante contato com a estrada.
Desse modo, é função das bandas de rodagem permitir que o ar seja canalizado através das ranhuras e resfriar seus pneus. No entanto, com bandas de rodagem rasas, esse fluxo de ar também diminui, o que pode levar a um superaquecimento substancial no pneu. Portanto, isso pode levar a estouros e acidentes.
5. Punção e estouro
Pneus carecas são mais vulneráveis a furos, pois não há banda de rodagem protetora que atua como uma barreira para o pneu. Além disso, perfuração em um pneu careca também pode levar a um estouro, além de um pneu furado.
Furos resultando em estouros também podem ocorrer com banda de rodagem protetora, mas pneus com banda de rodagem adequada têm uma chance muito maior de resistir a essa possibilidade; em oposição a um pneu careca.
Como saber a hora de trocar o pneu?
Pneus modernos normalmente vêm com barras indicadoras de desgaste da banda de rodagem. Esta é uma fina faixa de borracha que está embutida na área do piso do seu pneu.
Normalmente, você não verá essas barras, especialmente se seus pneus forem relativamente novos. Assim que eles se tornarem visíveis, você saberá que seu pneu chegou ao fim da linha. Portanto, definitivamente você começar a planejar a troca.
Também é importante inspecionar as paredes laterais do pneu, especialmente quanto a sinais de rachaduras, bolhas ou protuberâncias. Os dois últimos podem ser uma preocupação séria, pois são amplamente vistos como pontos fracos no pneu.
Desse modo, eles podem levar a explosões e perda de controle do veículo. Em alguns casos, eles também podem contribuir para a hidroplanagem e derrapagens. Como tal, se você vir bolhas e/ou protuberâncias em seus pneus, é imperativo que você vá a uma loja de pneus imediatamente.
Qual a multa para pneus carecas no Brasil?
No Brasil, o Código Brasileiro de Trânsito diz que condutores que dirigirem veículos que apresentem falta de manutenção regular serão punidos com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da multa de R$ 195,23.
Os pneus carecas estão inclusos nesta fiscalização. Portanto, caso você seja parado em uma blitz, o estado de conservação do seu pneu pode ser facilmente visualizado pelas autoridades. Se a situação for crítica, o policial pode até apreender o veículo.
Verifique os pneus regularmente
Verifique o estado da banda de rodagem mensalmente ese você concluir que seu pneu está legalmente careca, a melhor prática é simplesmente substituir o pneu indo até uma loja especializada como a Griffe Pneus.
Por fim, não é aconselhável dirigir com um pneu careca, pois há enormes perigos e até mesmo risco de vida. No entanto, é possível dirigir lentamente seu carro até uma oficina próxima para substituir os pneus carecas por pneus novos.
Então, achou interessante ficar por dentro de todas essas dicas sobre pneus?
Pois conte com a Griffe Pneus na hora de comprar pneus de qualidade ou fazer serviços de manutenção. A Griffe Pneus é uma rede de revendas autorizadas da Michelin com lojas em Goiânia, Brasília e Anápolis, garantindo ao consumidor pneus de alta qualidade que transmitem segurança, bem-estar, durabilidade e cuidados com o meio ambiente.