Pneu furado na estrada: conheça o passo a passo do que fazer diante dessa situação!

closeup-mechanic-working-with-car-tire-auto-repair-shop

Pneu furado na estrada: conheça o passo a passo do que fazer diante dessa situação!

O medo de todo motorista é descobrir um pneu furado na estrada. E o pior é que essa é uma situação que não temos controle e que pode acontecer a qualquer momento. 

Dessa forma, é muito importante saber como agir nesse tipo de situação para que o problema seja resolvido da maneira mais simples. Conhecendo os passos certos você não terá nada mais que um aborrecimento pelo acontecido. 

Até porque, realizar uma viagem exige certos cuidados com o carro, como por exemplo, verificação dos freios, óleo e combustível.

 Além disso, é preciso calibrar os pneus e verificar se não há nenhum dano em uma das 4 rodas. 

Ainda assim, imprevistos acontecem e podem complicar o trajeto durante a viagem. Uma situação bem comum é o pneu furado na estrada. Apesar da resistência da borracha usada na sua fabricação, o pneu pode ser furado ou até rasgado em algumas situações. 

Isso pode acontecer pela presença de objetos pontiagudos no asfalto, como por exemplo, pregos, pedras afiadas ou ainda pedaços de vidro. Nem sempre é fácil identificar e desviar desses itens, e é aí que acontece o furo no pneu.

 Porém, seguindo as dicas que vamos te apresentar a seguir, você não terá mais medo quando uma situação como essa acontecer.

 Até porque, não tem segredo e não é uma situação que você precisa ter medo, uma vez que se trata de algo até simples de ser resolvido.

 Por fim, aprenda agora como agir caso tenha um pneu furado na estrada.

Como identificar um pneu furado na estrada?

Para sorte de muitos, principalmente você que está como iniciante, saiba que existem diversos pontos importantes que podem te ajudar a verificar um pneu furado.

Até porque, você precisa saber que um pneu furado nem sempre vai secar de uma vez, onde se torna importante ficar atento aos sinais, antes que ele seque por completo. 

Isso principalmente porque depois de seco você precisará parar o veículo, e isso ocorrendo na estrada a dor de cabeça pode ser bem maior. 

Por fim, veja a seguir alguns sinais importantes como identificar um pneu furado na estrada:  

Aumento na trepidação

Um pneu furado perde o ar que o mantém firme, assim a borracha tem um contato maior com o solo e causa a trepidação no rodar.

Sendo assim, quanto maior for a distância percorrida com o pneu furado, maior será a sensação de ondulações no caminho.

Direção pesada

Outro sinal claro de que o pneu está furado é a mudança na direção. Isso acontece pois o controle da roda murcha é reduzido, então a direção se torna mais pesada e o carro tende a virar para o lado onde está o pneu furado.

Dificuldade para desviar

Essa direção pesada que falamos acima, causa dificuldade para desviar de buracos e outros veículos. Isso pode ser sentido com um volante mais duro e resistente ao comando dado pelo motorista.

Problemas com a frenagem

Frear com um pneu murcho ou furado é outra situação complicada. Na hora em que os freios são acionados o carro automaticamente é direcionado para um dos lados, se estiver em alta direção, as chances de acidentes são grandes.

Pneu murcho

Observe que o pneu furado sempre fica murcho após pouco tempo de calibragem.

Por fim, vale lembrar que você vai notar que sempre que parar para abastecer o pneu precisará ser calibrado, mesmo que isso tenha sido feito em pouco tempo.

O que fazer assim que descobrir o pneu furado na estrada?

Assim que você observar um pneu furado na estrada não entre em pânico. Essa situação exige atenção e é necessário calma para solucionar o problema. 

A primeira coisa a ser feita é reduzir a velocidade do carro para 25km/h e ligar o pisca alerta. 

Dessa forma, você vai estar sinalizando para os outros veículos que ali existe um problema, para que eles possam ficar mais atentos, evitando um acidente. 

Agora você deve dirigir nestas condições até encontrar um acostamento plano, um estacionamento de restaurante ou posto de gasolina. É importante que o local seja plano, até porque, lugares íngremes podem dificultar e muito a troca do pneu.

Desse modo, tente ao máximo parar em um lugar o mais plano que conseguir. 

Se parar em um acostamento, faça a sinalização correta para evitar acidentes. A maneira mais simples de se lembrar é colocar o triângulo com a distância de 1 metro para cada km de velocidade permitida na via.

Ou seja, em uma via de 60km/h coloque o triângulo a 60 metros do carro. Dessa maneira os outros veículos reconhecerão que existe um carro com problemas à frente e reduzirão a velocidade.

 Por fim, somente depois desses cuidados é que você pode começar a troca efetiva do pneu furado na estrada.

Como trocar pneu furado na estrada?

  •       Com o carro desligado e estacionado em um local com chão nivelado, puxe o freio de mão e engate uma marcha;
  •       Use a chave de roda para amolecer os parafusos dando uma volta em cada um. Assim eles ficaram frouxos sem sair do lugar;
  •       Posicione o macaco e levante o carro;
  •       Com o carro içado, faça a retirada completa dos parafusos;
  •       Retire a roda junto com o pneu furado;
  •       Coloque o pneu estepe e fixe com os parafusos garantindo que estejam bem firmes;
  •       Desça o carro e retire o macaco;
  •       Para finalizar, confira se os parafusos estão realmente apertados e, se precisar, faça um novo ajuste. 

Por fim, lembrando que um pneu novo e de uma boa procedência se torna menos suscetível a furos, onde nós da Griffe Pneus, podemos te ajudar a obter a melhor opção.

Como dirigir com pneu furado na estrada?

Nós já mostramos acima que dirigir com o pneu furado na estrada não é uma boa ideia. Porém em muitas situações não há como parar o veículo imediatamente para realizar a troca. 

Então, nestes casos, reduza a velocidade para 25 km/h e ligue o pisca alerta até encontrar o melhor ponto de parada para trocar o pneu. Esses cuidados são importantes para manter a sua segurança e a de todos os outros motoristas. 

Não tente seguir viagem com o pneu furado pois quanto maior a distância percorrida maior será a instabilidade do carro e os riscos de acidente. Além disso, o pneu furado perde o ar e fica murcho, assim o contato da roda com o chão é inevitável. 

Quando o trajeto com o pneu murcho é longo a roda e até o eixo podem ser danificados. Com isso seu prejuízo pelo conserto será muito maior e pode demorar um longo período.

Pode trocar pneu na rodovia?

Não é permitido parar o carro em qualquer lugar para realizar a troca do pneu furado. Isso para que a segurança de todos seja mantida, então mesmo que o pneu esteja muito murcho, procure um local seguro. 

Se a situação estiver muito complicada para manter o controle do carro, procure um acostamento. Ali faça toda a sinalização corretamente e acione o seu seguro ou um guincho para ajudar. 

Quando o pneu furado na estrada acontecer em um dia de chuva ou neblina forte o indicado é aumentar ainda mais os cuidados. 

Faça a sinalização com distância superior ao habitual e nunca fique próximo à beira da estrada. A visibilidade baixa pode causar acidentes graves, mesmo que seu carro esteja sinalizado. 

Se for possível, não fique dentro do carro, o ideal é se manter o mais distante possível da estrada até a chegada de ajuda. Isso porque, a falta de visibilidade pode causar um acidente, mesmo com seu carro parado.

Pneu furado na estrada tem conserto?

Existem dois tipos de pneu furado na estrada, o mais simples acontece quando um prego ou pedra apenas perfuram a borracha. 

Primeiramente, caso isso aconteça com você, podemos dizer que está com sorte, pois geralmente o objeto é pequeno, gerando apenas o furo, que após o remendo possibilita o uso comum do veículo.

Já no segundo caso um buraco ou pedaço de vidro rasgam a borracha causando um grande dano. Nessa situação o conserto do pneu não é possível e os riscos de acidente são maiores. 

Ainda que o furo possa nem ser notado em um primeiro momento, sempre analisar a presença desses objetos é muito importante. Isso garante sua segurança na direção. 

Em alguns casos o pneu pode ser remendado, pelo menos para que você consiga chegar em uma cidade próxima e assim consiga comprar um novo pneu.

Dessa forma, caso isso aconteça, procure um borracheiro por perto e logo seu pneu estará pronto para ser usado novamente.

Considerações finais

Descobrir um pneu furado na estrada não precisa ser um grande problema, sabendo o jeito certo de agir a situação se torna mais simples. 

Dessa forma, você não precisa mais se preocupar com isso, buscando apenas seguir os pontos e os cuidados corretos.

Além disso, sempre opte por pneus novos e de qualidade, uma vez que isso vai ajudar diretamente a manter sua segurança e da sua família. 

E na busca de pneus novos, não deixe de conhecer nós da Griffe Pneus, empresa referência em pneus novos nas cidades de Goiânia, Anápolis e Brasília. 

Somos revendedores oficiais das melhores marcas e temos em nosso time os melhores profissionais do mercado. 

Entre em contato conosco agora mesmo e garanta pneus de qualidade! 

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas