Pneu simétrico, assimétrico e direcional: qual a diferença entre os padrões do piso?
Ao escolher os próximos pneus para o seu carro, você pode notar que algumas opções são descritas como assimétricas, unidirecionais (ou simplesmente direcionais) e multidirecionais. Mas o que esses termos significam e você precisa levá-los em consideração? Hoje no blog da Griffe Pneus, vamos analisar mais profundamente as bandas de rodagem ou padrões do piso dos pneus.
Essencialmente, todos os três termos referem-se aos padrões do piso do pneu. Embora seja algo em que a maioria de nós nunca pensa, os padrões do piso são um grande fator no desempenho do seu carro. Além disso, projetar esses padrões é uma ciência complexa que se apoia em teoria e testes ainda mais extensos.
Padrões do piso do pneu
A criação e seleção de pneus é uma ciência e uma arte no universo automotivo atual. Ao contrário dos simples de borracha, os pneus de hoje são uma mistura complexa de cintas de aço, tecidos altamente desenvolvidos e compostos de borracha.
Desse modo, a prática padrão ao montar pneus de carro é geralmente selecionar um pneu com um padrão simétrico. Mas, como você saberá neste artigo, existem muitos outros fatores e tipos de pneus que você pode escolher e usar para obter a melhor experiência, segurança e desempenho.
Pneus Assimétricos
Muitos carros de alto desempenho possuem pneus com padrões de piso especiais. Os pneus assimétricos geralmente têm padrões de piso diferentes nas bordas interna e externa do pneu, o que leva a uma melhoria significativa no desempenho. Existem muitos comumente encontrados em carros esportivos.
Na borda externa, o grande bloco de piso rígido ajuda nas curvas do carro. Enquanto os blocos de piso menores da borda interna são feitos para remover a água do padrão do pneu e melhorar a aderência em uma estrada úmida, enquanto o meio do piso possui uma nervura contínua que pode ajudar a melhorar a estabilidade em linha reta.
Isso significa que o pneu foi feito para oferecer um ótimo desempenho geral em condições úmidas e secas e, portanto, seria uma boa opção para o seu carro.
Para garantir que os pneus estejam no local certo no carro, as paredes laterais dos pneus geralmente possuem sinalização de “somente por fora” e “somente por dentro”. Isso ajuda a melhorar o manuseio e o desempenho do carro.
Vantagens dos padrões de piso assimétrico
Conforme visto acima, esses pneus usam os melhores designs tecnológicos e frequentemente são indicações de especialistas em automóveis de todo o mundo. Essa é a razão pela qual eles são a escolha mais frequente de muitos motoristas por aí.
O padrão de piso assimétrico ajuda a economizar combustível, pois fornece uma grande aderência sem aumentar a resistência ao rolamento das rodas. Esta qualidade torna-os superiores aos seus homólogos.
Além disso, pneus assimétricos podem ser usados ao longo dos anos, pois podem enfrentar diferentes condições climáticas e proporcionar estabilidade em diferentes superfícies.
Todos os pneus fazem algum barulho. Às vezes, pode estragar o dia. Os pneus assimétricos são os melhores, pois não fazem muito barulho e permitem uma viagem confortável. Eles são feitos de tal forma que seu nível de ruído é muito menor do que outros pneus.
Por último, mas não menos importante, os pneus assimétricos são mais duradouros do que outros tipos de pneus. É porque a velocidade de seu desgaste é muito mais lenta do que suas contrapartes. Eles são econômicos e economizam muito a longo prazo.
Pneus direcionais (unidirecionais)
Pneus direcionais geralmente exibem um padrão de piso em forma de ponta de flecha que proporciona um melhor visual ao veículo. Mas além da aparência, também possui ótimas qualidades e atributos de desempenho.
Os pneus direcionais são feitos especificamente para girar em uma única direção, proporcionando excelente desempenho em clima úmido e estabilidade direcional.
Devido à excelente tração, eles também têm um bom desempenho nas estradas com neve, e é por isso que muitos carros feitos para condições de neve têm padrões de piso direcionais.
Eles também são melhores em dispersar a água acumulada na frente dos pneus e também reduzem o ruído da estrada.
Pneus multidirecionais
Pneus com padrões de piso multidirecionais têm um bloco de piso semelhante no lado interno e externo do pneu. Isso permite que o pneu seja capaz de girar em qualquer direção. Sua instalação também pode ser feita em qualquer posição do veículo sem comprometer o desempenho.
Estes pneus são geralmente mais baratos graças ao seu desenho de banda de rodagem mais simples; mas também vêm com uma desvantagem inata de serem menos capazes de se adaptar às mudanças nas condições da estrada, ao contrário dos pneus assimétricos.
Portanto, eles não são polivalentes como os demais da lista e, embora ofereçam excelente aderência em superfícies secas, não são tão eficazes em superfícies com água. Contudo, se você está com pouco dinheiro e pode comprometer o desempenho, essa pode ser uma boa opção.
Direcional/Assimétrico
A banda de rodagem direcional/assimétrica do pneu é uma combinação de todas as boas características de outros pneus. Tem os padrões em forma de V no piso direcional, e isso ajuda a descarregar a água do pneu.
Também tem boa tração em tempo seco devido ao piso assimétrico. Veículos equipados com pneus de diferentes tamanhos na frente e atrás reduzem a capacidade do carro de rodar usando pneus direcionais/assimétricos, a menos que sejam remontados.
Por que é importante saber se o pneu é direcional?
Conhecer seu tipo e a orientação de rolamento adequada ajuda a acelerar o processo de instalação. Isso é ainda mais importante para os pneus direcionais, pois eles não podem funcionar corretamente ou funcionar ao máximo se instalados de maneira errada.
Mais importante ainda, pneus direcionais montados incorretamente levam a efeitos contraproducentes. Eles diminuem a resistência à aquaplanagem, manuseio e tração na estrada. Portanto, saber ler o sinal garantirá um passeio seguro.
Por que os padrões do piso dos pneus são importantes?
As bandas de rodagem dos pneus são os elementos mais negligenciados de um veículo, apesar de serem um dos contribuintes mais importantes para a segurança na estrada. Ao acelerar, o principal fator que impede que você perca a aderência e gire fora de controle são os cumes que você vê ao redor de suas rodas.
À medida que seu veículo faz mais contato com o solo, as bandas de rodagem de seus pneus começam a se desgastar. Isso pode levar a consequências perigosas; é exatamente por isso que é muito importante manter a manutenção das bandas de rodagem dos pneus.
Você pode não perceber, mas as bandas de rodagem dos pneus têm um papel crucial a desempenhar quando você dirige seu carro.
Tração
Quando se trata de tração de pneus, muitas vezes é uma questão de vida ou morte. De acordo com especialistas, mais de 200 pessoas morrem anualmente devido a bandas de rodagem fracas. Tração refere-se à aderência e controle que seu carro tem sobre a estrada durante a condução.
A banda de rodagem do pneu permite que seu veículo mantenha essa tração para que sua experiência de condução seja segura e suave. Quanto mais suaves forem as rodas do seu veículo, menos tração você terá. É por isso que os pneus sem piso são uma escolha popular para carros de corrida.
No entanto, uma vez que suas rodas sem piso entram em contato com qualquer tipo de estrada molhada ou gelada, o carro tem uma chance muito alta de escorregar para fora da estrada e ficar fora de controle.
Manuseio
Os sulcos dos pneus também têm um efeito imenso no manuseio e na direção do seu carro. Diferentes padrões de piso terão diferentes funções e resultados em sua experiência de condução.
Por exemplo, padrões de banda de rodagem simétricos são melhores para dirigir na estrada, pois proporcionam uma experiência de direção mais suave, maior estabilidade e menor resistência ao rolamento.
Bandas de rodagem mais assimétricas proporcionam manuseio excepcional, maior estabilidade nas curvas e uma aderência mais forte ao dirigir em estradas molhadas e escorregadias.
Acelerar e frear
As bandas de rodagem dos pneus permitem uma aceleração suave e segura do seu carro, garantindo que você não perca a aderência e gire fora de controle.
Além disso, quando se trata de frenagem, esperamos que nosso veículo consiga parar o mais rápido possível e na menor distância percorrida. As bandas de rodagem dos pneus permitem que seu veículo faça exatamente isso.
Esta característica é a mais importante durante a estação chuvosa. Como a água cobre os pneus, criando uma barreira perigosa entre o pneu e a estrada, a frenagem pode se tornar muito difícil.
Os sulcos do pneu permitem que a água escape, quebrando a barreira criada. Embora o freio seja a característica mais importante quando se trata de parar, em última análise, os pneus são o que paralisam seu veículo.
Eficiência do combustível
Um padrão de piso mais simétrico devido à tração mínima pode aumentar a eficiência de combustível do seu veículo. Isso, por sua vez, economizará dinheiro e será melhor para o meio ambiente, pois o consumo de combustível diminui e sua pegada de carbono diminui.
Como montar e fazer rodizio?
Para segurança e desempenho ideal, você deve evitar misturar pneus diferentes com padrões de piso diferentes no mesmo eixo. Por exemplo, se o seu lado dianteiro for um pneu multidirecional, não ajuste um padrão de piso assimétrico no lado dianteiro.
Como visto acima, deve-se montar os pneus assimétricos com os blocos externos na parte de fora. Felizmente, os fabricantes de pneus fornecem uma indicação com o nome ‘fora’ (ou o equivalente) em letras grandes na lateral do pneu. Da mesma forma, deve-se montar os pneus unidirecionais conforme a seta impressa na parede lateral.
Em teoria, qualquer bom montador deve fazer essas verificações. No entanto, os padrões variam e, portanto, recomendamos que você busque serviços e orientações profissionais em centros automotivos e lojas especializadas como as da Rede Griffe Pneus; em Goiânia, Brasília e Anápolis.
Considerações sobre segurança
Ao escolher o padrão de piso certo para o seu carro, além dos padrões de piso, evite misturar tamanhos de pneus, a menos que seja aceitável pelo fabricante do veículo ou do pneu.
Além disso, você deve prestar muita atenção aos passos que você escolhe para cada estação; por exemplo, pisos adequados para o verão podem causar dificuldades no inverno.
Idealmente, todas as bandas de rodagem de seus pneus se desgastarão igualmente, o que significa que você pode substituí-las todas ao mesmo tempo para evitar dirigir com bandas de rodagem incompatíveis. No entanto, isso não é possível, muitas vezes por motivos alheios ao seu controle.
Se você estiver em uma situação em que alguns pneus têm mais desgaste do que outros, você deve optar por escolher o mesmo modelo exato ou escolher alternativas. A melhor opção é escolher exatamente os mesmos pneus na banda de rodagem e outras características.
Os pneus influenciam a sua segurança na estrada. Sempre que possível, escolha pneus idênticos em todos os detalhes, mesmo que isso signifique investir mais em seu carro.