Reciclagem de pneus: conheça as vantagens e aprenda como fazer o descarte correto do seu pneu velho!

tires-g6edefc5ba_1920

Reciclagem de pneus: conheça as vantagens e aprenda como fazer o descarte correto do seu pneu velho!

Quando o assunto é a reciclagem de pneus, infelizmente muitos condutores não fazem a mínima ideia de como proceder, muitas das vezes fazendo o descarte desapropriado desse material, que pode ser diretamente prejudicial ao meio ambiente.

Inclusive, a reciclagem de pneus oferece ao meio ambiente mais tempo de vida e ajuda a conserva-lo, dando uma nova função a aquele pneu que não serve para o seu veículo.

Para você ter uma ideia, de acordo com a USP (Universidade de São Paulo) um pneu leva em média aproximadamente 600 anos para se decompor, sendo um problema sério principalmente no longo prazo.

Ou seja, imagine o dano que isso pode causar ao meio ambiente?

Por fim, para entender melhor, acompanhe agora em nosso artigo tudo o que você precisa saber para aderir a reciclagem de pneus e evitar que esses danos venham a ocorrer.

O que é a reciclagem de pneus?

O próprio nome já é bem subjetivo.

Tudo se resume em direcionar esses pneus para um fim que os permitam ser reutilizados e que eles simplesmente não sejam apenas “descartados” no meio ambiente, gerando inúmeros impactos.

Para ficar mais simples de entender podemos dar como exemplo aquelas cadeiras feitas com pneus, uma reciclagem derivada do artesanato.

Certamente, você já deve ter visto algum lugar que já fez esse tipo de aproveitamento, o que tornou o pneu velho e sem uso, em um objeto de uso e decoração.

No entanto, é claro que essa não é a única forma de reciclar, sendo apenas um exemplo de muitas opções que podem trazer fazer o aproveitamento desses pneus.

Ideias de reciclagem de pneus

reciclagem de pneus

Vamos deixar uma lista de ideias aqui para você se inspirar. Até porque, a reciclagem de pneus, nós da Griffe Pneus, costumamos dizer que ela não tem fim.

Isso porque, você consegue aproveitar os pneus de inúmeras formas diferentes, onde tudo vai depender exclusivamente da sua criatividade.

A seguir, veja algumas ideias comuns que você pode copiar ou usar para se expirar, e fazer o aproveitamento desses pneus da forma que preferir:

  • Balanço com pneu;
  • Mesas com pneu;
  • Horta de pneus;
  • Prateleiras;
  • Barreiras de contenção para obras;
  • Pulfs;
  • Cesto de roupas;
  • Casinha para cachorros.

Honestamente, essa lista não teria fim, recomendamos tocar aqui para ver algumas inspirações no Pinterest

Onde devo jogar os pneus velhos?

A princípio, você não precisa se tornar um artesão para reciclar pneus, existe uma alternativa bem mais prática, para quem deseja não ter o trabalho de reaproveitar.

Dessa forma, tudo o que você precisa é encaminhar o seu pneu para um ponto de coleta especializada.

Normalmente as prefeituras costumam ter o serviço de reciclagem de materiais semelhantes aos pneus.

Sendo assim, você pode visitar a prefeitura da sua cidade para oferecer o seu pneu velho, onde na maioria das vezes os pneus são encaminhados às escolas públicas ou associações de artesãs.

Quando direcionado para as escolas, por exemplo, os pneus podem ser encaminhados para as disciplinas de educação física e artes.

Inclusive, vale citar que se você mora em São Paulo ou região, e quer poupar tempo, recomendamos conhecer o serviço da Recicla Sampa.

Atualmente, a Recicla Sampa é uma das maiores referências em coletas em São Paulo.

É obrigatório reciclar pneus?

Não, não é!

No entanto, isso não significa que você vai jogar os pneus em qualquer lugar, existindo consequências para esse ato.

A princípio, o descarte indevido de pneus é ilegal previsto em lei, onde o mesmo recebe apontamento como crime ambiental.

Além disso, esse crime previsto na constituição, pode lhe causar uma multa bem alta, ultrapassando os mil reais facilmente.

Sendo assim, se não pretende reciclar pneus, não o descarte em qualquer lugar.

Procure um centro de coleta especializado e faça o descarte com segurança e respeito ao meio ambiente.

Ganhe dinheiro com a reciclagem de pneus

Embora você não tenha interesse em reciclar os seus pneus, você precisa ter uma coisa em mente: as chances de você ganhar dinheiro com a reciclagem de pneus são extremamente altas.

Hoje em dia, muitas pessoas ganham dinheiro com a reciclagem de pneus, e o mais interessante é que você nem precisa fazer muito esforço para isso.

A princípio, você simplesmente vende os pneus para artesãos da sua cidade, onde a busca por esse tipo de produto é gigantesca.

Claro, o preço de venda não é tão alto, porém, você pode negociar e chegar em algo que fique justo para ambos.

Porém, se tiver paciência e quiser ganhar ainda mais dinheiro você pode se tornar um artesão e fazer disso uma renda extra.

Uma ideia de produto que você pode fazer é o banco de pneu, simples e extremamente lucrativo.

Vantagens da reciclagem

Como dito anteriormente, uma vantagem muito nítida dessa atividade é remuneração, uma vez ganhar dinheiro com isso é algo totalmente possível.

Entretanto, não podemos pensar somente nos ganhos financeiros.

Segundo as pesquisas feitas pela USP apontam que boa parte das transmissões da dengue partem das águas acumuladas em pneus.

Além disso, a pesquisa também ressalta os danos que o pneu causa ao meio ambiente ao longo dos anos, que são altíssimos e pode trazer fortes consequências a longo prazo.

Ou seja, ao reciclar pneus você ganha uma grana e ainda contribui para a melhoria do meio ambiente.

Posso queimar os pneus?

Em hipótese alguma você deve fazer isso. A fumaça do pneu possui um poder tóxico altíssimo.

Uma alternativa para quem busca descartar o pneu de maneira definitiva é o uso de um triturador de pneus.

Essa máquina transforma o pneu em pó, em seguida o mesmo pode ser usado em diversas coisas, inclusive na construção civil.

Sendo assim, se está pensando em queimar os pneus, descarte essa hipótese o quanto antes, sendo previsto também como crime ambiental.

Posso revender os pneus velhos?

Depende do objetivo desta revenda.

A princípio, um pneu velho não possui condições úteis o suficiente para transitar em vias, desse modo, a venda para uso veicular é proibida.

Além disso, os pneus velhos em carro podem aumentar em até 6x a probabilidade de um acidente.

No entanto, se pensa em revender os pneus para fins de arte, por exemplo, a revenda pode sim ocorrer tranquilamente.

Posso jogar pneu velho no mato?

Não, conforme mencionamos no início do nosso artigo, essa prática pode ser considerada como crime ambiental.

Além disso, ao descartar um pneu dessa forma você está aumentando a probabilidade da proliferação do mosquito Aedes aegypti (mosquito da dengue).

Outro ponto que também influencia a não praticar essa ação é o fator ambiental, principalmente porque um pneu pode demorar mais de 600 anos para se decompor.

Desse modo, descarte a hipótese de jogar o seu pneu velho no mato.

Posso guardar os pneus na minha casa?

Embora não faça muito sentido, você pode sim.

Porém, tenha em mente que eles vão tomar espaço da sua casa, e pode não se tornar interessante.

Além disso, outro ponto a se observar é a limpeza dos mesmos. Quando você coloca um pneu em casa, você deve realizar uma pequena manutenção de higiene, pois o risco de insetos como barata se esconder neles é alto.

Sem contar também que você não deve deixa-lo em ambientes expostos a água, uma vez que ele pode acumular em suas entradas, e assim colaborar para insetos, como o Aedes aegypti (mosquito da dengue).

Por fim, de todas as formas, o que nós mais indicamos aqui na Griffe Pneus aos nossos clientes e amigos, é fazer o descarte correto ao invés de guardar.

Outras formas de reciclar o seu pneu

No início do nosso artigo damos algumas sugestões de como realizar a reciclagem dos pneus, mas agora vamos aumentar o leque de ideias.

Acompanhe mais uma lista de ideias para reciclagem de pneus.

  • Base para escada de aço
  • Canteiro para rosas
  • Decoração de jardim
  • Escada
  • Sofá
  • Cama
  • Lustre

Existe alguma regra para reciclar pneus?

A princípio, a reciclagem de pneus não é uma atividade obrigatória.

Porém, como mencionamos ao longo do nosso artigo, pessoas que não tenham interesse em reciclar precisam fazer o descarte corretamente.

O primeiro passo é procurar o ponto de coleta mais próximo de você, caso não encontre vá a sua prefeitura e peça orientações.

Caso queira agilizar o processo você mesmo pode oferecer o seu pneu velho à universidade e escolas, na maioria das vezes essas intuições os transformam em arte.

Posso vender o pneu para uso veicular?

Não, embora essa prática tenha ganhado espaço nas redes sociais, essa prática não possui autorização legal.

Ou seja, não chega a ser crime, mas também não é algo aprovado pela lei.

O que significa que se a pessoa que comprar o pneu com você sofrer o acidente, você poderá responder na justiça por isso.

Em resumo, a venda de pneus velhos para o uso veicular não deve ocorrer em hipótese alguma, se tinha essa ideia, recomendamos retirá-la da cabeça.

Vender pneu usado é crime?

Não chegar a ser considerado crime, mas considerando o fato que você não é um revendedor credenciado da marca, facilmente poderá ter problemas.

Como foi dado o exemplo acima, se o comprador do seu pneu vier sofrer um acidente, você pode acabar respondendo judicialmente por isso.

Além disso, se você vender o pneu usado e ele apresentar falhas, o cliente vai querer o dinheiro de volta, e se você tiver gastando esse dinheiro, o que vai fazer?

Sendo assim, não recomendamos que você venda pneus usados.

Considerações finais

Ao longo do nosso artigo, explicamos a importância da reciclagem de pneus e encaminhá-los para um descarte correto.

Por fim, você já vem praticando esse descarte apropriado?

 

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas