Guia de pneus: tudo o que você precisa saber antes de ir à loja de pneus

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17.02.2022 categorias Guia de Compras

Guia de pneus: tudo o que você precisa saber antes de ir à loja de pneus

Um carro é uma máquina imensamente complexa de muitos componentes, cada um trabalhando em conjunto para levar você e as pessoas que você ama onde você precisa ir. Mas de todas as milhares de coisas que fazem um carro funcionar, os pneus são as únicas partes em contato com o solo, e são eles que movem você. Mas, o que saber antes de ir a uma loja de pneus?

Os pneus estão entre os itens mais importantes para sua segurança, seja em rodovias ou em estradas vicinais. Quando eles precisam ser substituídos, uma loja de pneus pode parecer intimidante com dezenas de tipos à mostra e seus funcionários com ainda mais opções.

Neste artigo vamos orientá-lo no básico sobre pneus e ajudá-lo a entender todos os conceitos básicos, incluindo todos os tipos de pneus disponíveis, os números por trás deles e por que você deve buscar os melhores serviços na Griffe Pneus!

Tipos de Pneus

Existem pelo menos seis tipos de pneus comuns o suficiente para que a loja de pneus média geralmente os tenha em estoque. A boa notícia é que quase todo mundo precisa do mesmo tipo.

Em alguns climas, é interessante conhecer um segundo tipo de pneu. No entanto, o restante é para pessoas que compram veículos especializados. Então, a maioria de nós pode ignorá-los.

A melhor notícia é que a Griffe Pneus certamente tem a melhor escolha de pneu para seu veículo. Tudo o que você precisa fazer é visitar uma das lojas da rede em Goiânia, Anápolis e Brasília.

Pneus para todas as estações

Os pneus para todas as estações funcionam como os sapatos casuais do mundo dos carros. Eles atendem a maioria das coisas que as pessoas precisam que eles façam. Eles fornecem uma boa combinação de tração segura na maioria das condições climáticas, ruído razoavelmente baixo e longa vida útil a um preço moderado.

Desse modo, a maioria dos carros vem de fábrica com pneus para todas as estações. Quando os pneus para todas as estações se desgastam, a maioria das pessoas compra outro jogo em uma loja de pneus e continua dirigindo com segurança. Eles geralmente são vendidos de acordo com quantos quilômetros devem durar em condução normal.

Pneus de alta performance para todas as estações

Esses tipos de pneus vêm de fábrica em muitos carros esportivos. Sua borracha é um pouco mais macia do que a usada para fabricar pneus padrão para todas as estações, então eles aderem um pouco mais à estrada.

Além disso, eles duram cerca de dois terços do que os pneus mais comuns para todas as estações e custam um pouco mais caro em qualquer loja de pneu.

Pneus de verão de alto desempenho

A meio caminho entre um pneu para todas as estações e um pneu de corrida, os pneus de verão de alto desempenho são como bons tênis de corrida para o seu carro.

Mudar os sapatos várias vezes ao dia não é grande coisa; mas trocar os pneus várias vezes por temporada é demorado e caro. Em climas amenos, os pneus de alto desempenho podem servir durante todo o verão.

Mas quando a chuva constante é ​​uma possibilidade, eles não servem. Portanto, a maioria dos consumidores não os compra ou apenas os usa em um carro esportivo mantido como segundo veículo. Eles raramente são a escolha certa em um motorista diário.

Estes são mais rápidos e construídos com borracha mais macia e pegajosa do que os pneus para todas as estações. Eles são seguros o suficiente em chuva leve, contudo, perdem tração em tempestades mais fortes e são simplesmente inseguros em clima frio.

Pneus de inverno

Os pneus de inverno usam compostos de borracha formulados para segurar bem mesmo quando congelados, e padrões de garras mais profundos que os permitem um bom desempenho na água ou lama.

Aliás, alguns mostraram que, em algumas circunstâncias, um carro com tração dianteira (FWD) com pneus de inverno tem mais tração no clima frio do que um carro com tração nas quatro rodas (AWD) com pneus para todas as estações.

Como os sistemas AWD podem adicionar milhares ao custo de um carro novo, muitos consumidores podem economizar dinheiro e dirigir com mais segurança no inverno, escolhendo pneus desse tipo. Claro, um carro AWD com pneus de inverno funciona como o mais aderente dos carros nesse tipo de clima.

Todavia, se você comprar pneus de inverno, você vai querer trocá-los quando o tempo estiver quente. As mesmas fórmulas de borracha que resistem bem ao frio se desgastam rapidamente em climas mais quentes.

Pneus todo-o-terreno

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Os pneus todo-o-terreno são normalmente encontrados em caminhões e SUVs, portanto, eles têm padrões de garras muito mais profundos para manter a aderência mesmo na lama.

Você pode adicionar pneus todo-o-terreno ao seu sedã compacto para dar um toque off-road? Provavelmente não sem fazer muitas outras mudanças caras primeiro.

Geralmente, uma loja de pneus estoca apenas os tamanhos maiores necessários para caminhões e SUVs. Então você precisa de rodas maiores, não apenas pneus maiores.

Os pneus todo-o-terreno também são mais ruidosos do que outros pneus e proporcionam uma condução acidentada e dura em estradas suaves. Mas eles são a única opção se você estiver equipando um modelo off-road.

Pneus Run-Flat

Run-flats não são realmente uma categoria separada de pneus. Pneus de alto desempenho, para todas as estações e inverno estão disponíveis em estilos run-flat.

Em suma, um pneu run-flat possui uma estrutura de suporte interna que permite que ele continue dirigindo com segurança por uma certa distância, mesmo após ter sido perfurado.

Os pneus run-flat, no entanto, não podem rodar em todas as velocidades ou indefinidamente após a perda de ar. Eles são projetados para levá-lo com segurança a um local onde você pode reparar ou substituir o pneu.

Muitos veículos de luxo hoje vêm equipados com pneus run-flat. Alguns até não têm acomodações para montar um pneu sobressalente, exigindo que os motoristas substituam seus run-flats por mais run flats quando se desgastarem.

Nas lojas de pneus, os modelos run-flat custam mais do que os pneus comuns, mas podem dar tranquilidade aos motoristas. Eles podem ser um pouco mais barulhentos do que os pneus comuns e dar um passeio um pouco mais áspero.

Pneus sem ar

Enquanto os tipos de pneus acima usam ar, a Michelin está desenvolvendo um novo conceito de pneu de alumínio que não é apenas sem ar, mas também à prova de furos.

A Michelin espera que seus pneus airless cheguem ao mercado automotivo em 2024. A Bridgestone também está trabalhando na produção de pneus airless para o mercado automotivo.

Pneus sem ar, já usados ​​em carrinhos de golfe, seriam revolucionários para carros. Ademais, o uso de pneus que não precisam de ar elimina os pneus furados e os custos associados a eles. Ambas as empresas anunciaram que seus pneus serão ecologicamente corretos, pois serão feitos de material reciclado.

Como ler as marcações em um pneu?

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Vamos pegar como exemplo o modelo 225/55 R17 94W (Treadwear 400 – Traction AA – Temperature A). Nesse sentido, temos as seguintes marcações que você verificar antes de um comprar um novo pneu na loja de pneus:

Largura

Em primeiro lugar o número 225 é a medida de largura do pneu, medida em milímetros. Aliás, é a medida mais conhecida pelos motoristas, devido à influência no conforto e estabilidade do veículo.

Especialmente em modelos populares, a troca por pneus mais largos ou de “tala larga” visa a melhorar sua estabilidade e estética, geralmente com o aumento do aro da roda.

A troca costuma acarretar leve aumento de consumo. Veículos que ganharam versões “verdes” ou com foco em economia de combustível costumam ganhar pneus mais estreitos e com borracha de baixa resistência à rolagem.

Altura

A altura ou perfil no modelo acima é descrita pelo número 55. Popularmente conhecida como “pneu magro” e “pneu gordo”. Usando a devida correção técnica, fala-se “pneu baixo” e “pneu alto”. Interfere no conforto e estabilidade do veículo.

Os pneus de perfil baixo têm um sistema de marcação ligeiramente diferente dos pneus normais. Após a figura da largura da seção do pneu, você encontrará um número que indica a altura da parede lateral.

Neste exemplo, o perfil 55 significa que a altura é de 55% da tala. O pneu 225/55 tem 22,5 cm de largura por 12,4 de altura.

Diagonal

A diagonal ou radial é descrita pela letra R. Consiste na forma como é construída a malha do pneu, a qual pode ser feita de forma diagonal ou radial. A malha é a estrutura na qual a borracha é vulcanizada e tem como função melhorar a estabilidade, conforto e resistência a impactos.

Após o desgaste da borracha, pode ser reaproveitada com a raspagem do material antigo e nova vulcanização. Este procedimento é conhecido como recauchutagem ou remoldagem, os quais dão nome aos pneus recondicionados.

Além disso, pneus diagonais oferecem melhor capacidade de carga e maior durabilidade, em detrimento do conforto e estabilidade. Os radiais oferecem performance melhor em curvas, melhor conforto e consumo de combustível, mas se mostram menos resistentes à carga e impactos no ombro (lateral) da peça. A fabricação de malhas diagonais se mostra mais barata que o modelo radial.

Em automóveis de passeio, os pneus diagonais caíram em desuso nos anos 1980. Motocicletas utilizam pneus diagonais devido ao formato arredondado da banda de rodagem e questões de custo nas lojas de pneus.

Por isso lemos apenas a letra R para pneus automotivos. Pneus com o código D são vistos apenas em motocicletas, ônibus, caminhões, tratores e utilitários.

Aro

Aro do pneu é descrito pelo numeral 17. Exatamente como nas rodas, as medidas dos pneus são em polegadas e, naturalmente, acompanha a dimensão das rodas. Por isso, o aro consiste na medida interna do pneu. O diâmetro externo do pneu pode ser descoberto pela tabela de medida da ABNT.

Índice de carga

O número 94 indica a carga máxima que o pneu pode suportar para manter o comportamento dinâmico do veículo e durabilidade do pneu. Quanto maior o número, maior a capacidade de carga. Este é um dos números mais importantes do seu pneu.

Por que isso é importante? De um modo geral, você não quer que seus pneus de reposição tenham um número de índice de carga menor do que os originais (como indicado pelo batente da porta do motorista ou no manual do proprietário), principalmente com veículos de alta capacidade que andam com pneus pequenos, como minivans.

Além disso, e ao contrário da percepção popular, rodas opcionais de grande diâmetro com pneus de perfil mais baixo tendem a ter menos capacidade de carga porque contêm menos ar. E é o volume de ar dentro do pneu, não a borracha em si ou o material da roda que suporta a carga.

Índice de velocidade

É indicado pela letra W. A classificação de velocidade refere-se à velocidade máxima que um pneu pode sustentar sob sua capacidade de carga recomendada. Essas classificações são baseadas em testes extensivos realizados pelo fabricante do veículo e a classificação de velocidade não deve ser excedida.

Geralmente, quanto maior a classificação de velocidade do pneu , melhor a qualidade do pneu. Estar ciente da classificação de velocidade de seus pneus permite determinar a velocidade máxima que seu pneu é capaz de manter com segurança e é importante ao decidir sobre novos pneus. Se você escolher um pneu com uma classificação de velocidade inferior à recomendada, sua apólice de seguro poderá ser invalidada em caso de acidente.

Classificação de qualidade uniforme do pneu

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A classificação UTQG (Uniform Tire Quality Grades) é um requisito de rotulagem para todos os fabricantes de pneus. A etiqueta UTQG representa a resistência ao desgaste, à tração e à temperatura de um pneu.

As classificações de resistência à tração e à temperatura são níveis de desempenho específicos, enquanto as classificações de piso são atribuídas pelos fabricantes após testes realizados e são confiáveis ​​ao comparar pneus da mesma marca.

Treadwear: o grau de desgaste indica a taxa de desgaste de um pneu e é uma classificação comparativa baseada em testes realizados pelos fabricantes de pneus. As notas não são uma indicação da quilometragem real, mas podem ser usadas como uma comparação relativa. Por exemplo, uma classificação de 400 deve durar duas vezes mais que um pneu de classificação 200, dadas as condições de condução semelhantes na mesma marca.

Traction: a classificação de tração é uma indicação da capacidade de um pneu de parar em pavimento molhado. A distância de travagem é indicada pelas classificações de “AA” (maior capacidade de travagem), “A”, “B” e “C”. A classificação de tração indica apenas a frenagem molhada em linha reta e não indica as habilidades de curvas molhadas do pneu.

Temperature: por fim, a classificação de resistência à temperatura indica a capacidade do pneu de suportar o calor. É classificado de acordo com um pneu devidamente inflado e não sobrecarregado. É classificado de “C”, sendo o mais baixo, até as classificações “B” e “A”.

Posso usar outro tamanho de pneu?

Os condutores devem usar o tamanho de pneu especificado para as rodas do carro, com o perfil e a largura especificados no manual do carro. No entanto, é possível alterar o tamanho do pneu tendo em conta o valor de deslocamento/inserção da roda. Isso ajudará a evitar que rodas e pneus de grandes dimensões se tornem um obstáculo ao funcionamento do arco da roda ou da suspensão do veículo.

Ao alterar um tamanho de pneu, você deve garantir que o diâmetro do conjunto do pneu e da roda tenha o mesmo valor para que o velocímetro e a marcha permaneçam inalterados.

Onde encontrar os melhores serviços de pneus?

Conte com a ajuda especializada da loja de pneus – Griffe Pneus. A rede possui unidades em Goiânia, Anápolis e Brasília e conta com as principais marcas de pneus do mercado. Além disso, oferece um completo serviço de manutenção preventiva, alinhamento, balanceamento, geometria, suspensão, conserto de pneus, cambagem, consertos e reformas de aros e rodas, calibragem, entre outros.

Então, já sabe como verificar o tipo de pneu antes de ir a loja de pneus? Acompanhe a Griffe Pneus nas redes sociais e veja mais dicas sobre o assunto!

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