Tipos de pneus: conheça cada um deles e veja onde comprar
Se você está buscando pneus novos, pode se sentir confuso com as opções disponíveis para o seu veículo. As perguntas comuns que você pode ter podem incluir: Que tipos de pneus existem? Qual o tipo que o meu carro precisa? E onde devo comprar?
Em suma, você deseja obter pneus de carro que se ajustem ao seu veículo e às condições climáticas e à condução que você faz regularmente. Neste guia rápido, apresentaremos diferentes tipos de pneus para ajudá-lo a decidir o que pode ser melhor para você e para seu veículo.
Além disso, você pode contar com as lojas da Rede Griffe Pneus na hora de escolher o melhor tipo de pneu e mais adequado para seu carro.
Quais são os diferentes tipos de pneus?
Quando se trata de tipos de pneus, existem diversos tipos no mercado. Por exemplo, existem pneus para todas as estações, pneus de verão, pneus de inverno, pneus de turismo e muito mais.
No entanto, é importante observar que o tipo de pneu que você precisa dependerá do tipo de veículo que você possui, bem como das suas condições de condução típicas.
Vamos dar uma olhada em alguns tipos específicos de veículos e os tipos de pneus que podem servir para o seu veículo.
Sedans, minivans e CUVs
Se você dirige um veículo utilitário sedan, minivan ou crossover, seus pneus geralmente são feitos para confiabilidade e conforto. Alguns tipos comuns de pneus para essas classes de veículos incluem:
Pneus para todas as estações
Os pneus para todas as estações são menos barulhentos, lidam bem com solavancos e proporcionam mais manuseio nas curvas e freios. Além disso, proporcionam melhor aderência em estradas secas devido às características especiais do padrão de piso e compostos de borracha.
As superfícies molhadas mostram um pouco mais de diferença entre os pneus, pois os pneus para todas as estações proporcionam melhor manuseio em superfícies molhadas retas. A eficiência de combustível também é melhor do que a dos pneus AT, com uma estimativa de 660,8 galões por ano.
Pneus de turismo
Outro tipo de pneu que pode funcionar para esta classe de veículos é um pneu de turismo. Os pneus de turismo ajudam a garantir um passeio suave como os pneus para todas as estações e têm mais benefícios de aumento de desempenho, como manuseio responsivo.
Os pneus de turismo tendem a ter classificações de velocidade maiores, o que significa que os pneus podem suportar velocidades mais altas enquanto ainda oferecem segurança e controle ao motorista. Em geral, os pneus de turismo são pneus para alta performance e desempenho.
Pneus com tecnologia Run-flat
Os pneus Run Flat são especialmente feitos para continuar funcionando por um curto período de tempo, mesmo após sofrerem um furo.
Portanto, se você furar o pneu num dia chuvoso por exemplo, não há necessidade de uma troca de pneu desconfortável na estrada; ou seja, você deve poder dirigir com segurança para casa ou para a garagem mais próxima para trocar o pneu.
Os pneus run flat também reduzem os perigos de um pneu potencialmente perigoso estourar devido à sua construção exclusiva. Aliás, eles possuem reforço nas paredes laterais.
Normalmente, um carro é sustentado pelo ar em seus pneus e, quando você tem um furo, eles colapsam. No entanto, os pneus run flat têm inserções de borracha resistentes que sustentam temporariamente o peso do seu veículo mesmo após um furo.
Além disso, os materiais usados para fabricar pneus run flat são semelhantes ou idênticos aos pneus convencionais, portanto, suas taxas de desgaste devem ser comparáveis.
Entretanto, manter a pressão de ar correta em seus pneus (independentemente do tipo) é a melhor maneira de garantir uma vida útil mais longa aos seus pneus.
Pneus de verão
Se você mora em um clima mais quente ou precisa de pneus de desempenho para clima mais quente, os pneus de verão podem ser uma boa opção para você.
Os pneus de verão são feitos para funcionar melhor em condições de clima quente e não são feitos para todas as estações. Eles têm uma forte aderência e manuseio responsivo em várias situações, como tempo seco ou úmido.
Pneus de desempenho
Embora os pneus de turismo se voltem mais para o desempenho, você não deve condundí-los com os pneus de desempenho reais.
Os pneus de desempenho normalmente têm classificações de velocidade mais altas do que os pneus de turismo, mas também são feitos para apoiá-lo em diferentes condições climáticas, especialmente em clima úmido.
Além disso, o design e as ranhuras dos pneus de desempenho aumentam a aderência para ajudá-lo a permanecer seguro em todos os tipos de condições climáticas.
Caminhões e SUVs
Se você tem um veículo maior, como um caminhão ou SUV, normalmente deseja um pneu que possa suportar o terreno em que está dirigindo. Dependendo do uso do seu carro, estilo de condução e localização, você pode considerar uma das seguintes opções:
Pneus de estrada
Caminhões e SUVs são veículos mais pesados. Os pneus de estrada são feitos para ajudar a criar um passeio suave e uniforme em velocidades aumentadas, apesar da massa do veículo.
Muitos pneus de estrada têm padrões de piso que ajudam a suportar o desgaste que os pneus podem enfrentar, evitando irregularidades. Os pneus são geralmente feitos para suportar a tração durante todas as estações.
Pneus todo-o-terreno ou pneus de lama
Se você gosta de sair de estrada ou costuma dirigir em superfícies irregulares, os pneus todo-o-terreno podem ajudá-lo a navegar nesses ambientes com conforto e facilidade.
Ademais, os pneus todo-o-terreno são feitos com padrões de banda de rodagem complexos que suportam seu veículo durante a condução off-road, como em terra, areia ou cascalho.
Desse modo, os pneus todo-o-terreno proporcionam segurança ao lidar com várias condições de condução enquanto conduz em todo-o-terreno.
Você também pode considerar pneus para terrenos lamacentos, que são feitos para lidar com off-road em lama ou terrenos menos sólidos, mas não são ótimos para outras condições de direção.
Características dos pneus todo-o-terreno
Este tipo de pneus tem suas vantagens e desvantagens.
Prós
Design de piso aberto
Este design melhora a tração dos pneus em superfícies off-road. Existem muitos elementos de piso intertravados que proporcionam uma boa aderência em rochas e lama, bem como manuseio adequado em estradas pavimentadas.
Laterais reforçadas
Estão presentes em alguns modelos de pneus todo-o-terreno, proporcionando maior capacidade de carga. Geralmente são pneus mais agressivos feitos para caminhões mais pesados e mais uso off-road.
Os campistas também costumam usar pneus todo-o-terreno reforçados, pois esses veículos têm uma carga maior para transportar e, portanto, usam pneus para terrenos acidentados.
Operabilidade durante todo o ano
Como os pneus todo-o-terreno são polivalentes, também proporcionam tração em superfícies molhadas. Se o desempenho correto e regular for suficiente para o seu carro, você não precisará trocar os pneus de verão pelos pneus de inverno.
No entanto, os pneus de inverno ainda têm uma vantagem sobre todo-o-terreno devido ao seu padrão de piso e compostos de borracha.
Contras
Ruído
Os pneus são mais ruidosos do que os pneus normais para todas as estações por causa do design do piso. Pneus de lama, off-road e todo-o-terreno têm padrões de piso de bloco que fazem um ruído mais alto.
Esses pneus geralmente têm sulcos bastante simétricos, enquanto os melhores pneus de turismo têm muitos tipos diferentes de padrões. Isso faz com que o ar que passa por eles soe diferente, mas principalmente os fluxos de ar se cancelam, criando menos ruído.
Vida de piso mais curta
A borracha mais macia dos pneus significa uma vida útil mais curta. Esses compostos ajudam os pneus todo-o-terreno a fornecer um desempenho adequado em todas as superfícies. Existem modelos de pneus mais duradouros com uma quilometragem de 50.000 a 70.000.
Propensos a empenamento
Pneus todo-o-terreno são propensos a empenamento por causa do seu design, pois quanto mais agressivo o pneu for, mais ele pode acumular. A causa principal geralmente é o controle insuficiente dos amortecedores.
Portanto, verifique-os de vez em quando e certifique-se de girar seus pneus a cada 10.000 – 12.000 km. Além disso, preste atenção aos elementos desgastados do balanceamento da roda e do pneu. Se você precisa aprender mais sobre rodízio e balanceamento de pneus, leia este post e conte com os serviços da Griffe Pneus.
Menor eficiência de combustível
Os pneus todo-o-terreno estão no meio em termos de eficiência de combustível, já que os pneus comuns de rua usam menos combustível e os pneus off-road usam muito mais.
O atrito mecânico, a resistência ao vento e ao rolamento e os padrões do piso influenciam a economia. A resistência ao rolamento poderia ser eliminada com paredes laterais mais rígidas e quase sem piso, mas o último também eliminaria a tração.
Veículos que podem precisar de pneus todo-o-terreno
Existem certos tipos de veículos que podem precisar desses pneus:
Caminhões leves
Caminhões leves geralmente circulam em superfícies dentro e fora de estrada e carregam cargas pesadas. Enquanto os pneus LT usados regulares aguentam a carga, para o melhor desempenho on/off-road, os pneus todo-o-terreno se encaixam melhor.
Picapes e caminhonetes
As picapes também vão dentro e fora da estrada, embora carreguem uma carga maior. Esses veículos são frequentemente usados para transportar mercadorias ou viajar, e ambos os propósitos podem incluir dirigir na lama ou na rocha por algum tempo.
SUVs
Os SUVs também podem funcionar com pneus todo-o-terreno, pois existem muitos modelos desses pneus com diferentes classificações de camadas. Isso significa que eles são de diferentes índices de carga.
Os SUVs estão na mesma classe de capacidade de carga que as picapes, então há muitas opções. No entanto, você deve se preocupar com o objetivo do seu passeio antes de escolher entre pneus todo-o-terreno, SUV e pneus de rua.
Trailers e veículos campistas
Os campistas precisam de pneus todo-o-terreno ou pneus off-road de tamanhos maiores, até 37 polegadas. Laterais mais rígidas e piso bastante agressivo também são vantagens para esses veículos. A razão é que eles têm que carregar não apenas o veículo, mas o trailer, lidando com lama, pedras e outros terrenos.
Carros com tração nas 4 rodas
Veículos regulares também podem ganhar vantagem em todo-o-terreno se o carro sair muito da estrada. Ademais, é importante lembrar que o pneu deve corresponder ou superar a taxa de velocidade e o índice de carga especificados pela montadora.
O tamanho também tem que combinar perfeitamente com a roda, assim como a proporção. Portanto, para combinar pneus todo-o-terreno em um carro comum com tração nas quatro rodas, você pode precisar de rodas diferentes, para que a altura do pneu não interfira no desempenho do carro.
Diferentes tipos de pneus especiais
Não se esqueça destes pneus especiais da sua lista de verificação de manutenção do carro:
Pneus reserva
Um pneu especial comum é um pneu reserva. Pneus de reserva são feitos para ajudá-lo em uma situação difícil se você tiver um pneu furado.
Existem pneus sobressalentes temporários compactos, às vezes conhecidos como sobressalentes de rosca, que são limitados em quanto você pode dirigi-los e apenas em velocidades específicas. Um sobressalente do seu fabricante geralmente é de tamanho normal.
Pneus de inverno
Os pneus de inverno podem ser comuns em certas áreas do país e são projetados para lidar com condições de clima frio.
Os pneus de inverno podem lidar com condições climáticas como neve e normalmente são cravejados ou não cravejados. Pneus de inverno cravejados podem ajudar em terrenos gelados; no entanto, pode ser ilegal dirigir em determinadas estradas.
Por fim, os pneus do seu carro são mais do que apenas um acessório; eles são essenciais para o desempenho do seu carro. Para fazer sua troca e obter outros serviços, visite a Griffe Pneus a sua especialista em pneus com lojas em Goiânia, Brasília e Anápolis.