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Griffe Pneus
20 jun | Leitura: 7min

Para que servem os pelos do pneu ou cabelinho do pneu?

Embora muitos tenham teorizado que os pelos ou cabelinho do pneu servem como indicação de desgaste dos pneus, alguns acreditam que sua função é a redução de ruído ou ventilação de ar, mas esse não é o caso. Na verdade, esses pelos não servem para nada após a produção.

Eles são simplesmente um subproduto do processo de fabricação de pneus. Aliás, seu nome técnico é vent sprue, mas eles possuem outros nomes como sprue nubs, nibs de pneu, gate marks ou nippers. Além da finalidade desses minúsculos pelos feitos nos pneus, existem muitos mitos sobre eles.

O mito mais comum é que você precisa removê-los ou que eles nunca devem ser removidos. Neste artigo, a Griffe Pneus vai trazer algumas curiosidades sobre os pelinhos do pneu.

Processo de fabricação cria pelos no pneu

Na produção de pneus, existe um processo chamado vulcanização. Para obter o pneu em sua forma final, a borracha líquida é inserida em um molde de pneu.

Desse modo, aumenta-se a temperatura até um limite em que a borracha interna se expande e toma a forma do molde e se adapta ao padrão do piso interno.

À medida que o calor e a pressão aumentam dentro do molde, existe o risco de bolhas de ar ocorrerem entre a borracha e o molde. Isso pode resultar na moldagem incorreta da borracha.

É por esta razão específica que os jatos existem no molde para que as bolhas de ar possam ser evitadas. Qualquer quantidade de ar entre o molde e a borracha escapa para os bicos.

Como resultado da pressão extrema, a borracha também se expande na abertura e toma sua forma. Quando a borracha esfria, o pneu é extraído do molde com os pelinhos neles.

Todos os pneus novos têm pelos?

Embora os cabelos dos pneus ou jatos de ventilação sejam encontrados apenas em pneus novos, nem todos os pneus os têm, de acordo com alguns motoristas.

No entanto, isso não é motivo de preocupação porque não afeta o desempenho do pneu ou outras características essenciais do pneu.

Os pelos só estarão presentes em pneus novos; portanto, alguns podem tê-los em abundância dependendo da marca ou processo de fabricação, enquanto outros têm alguns.

Depois de comprar seu novo conjunto de pneus, você deve priorizar outros recursos, como a banda de rodagem, que é mais crítica para o desempenho de seus pneus.

Devo remover os pelos do pneu?

Em suma, eles não têm um papel específico a desempenhar quando se trata da funcionalidade dos pneus. Eles são um subproduto do método de produção e, portanto, não causam danos, mesmo que você os remova dos pneus.

Embora os pelos dos pneus não importem além de seu papel na produção de pneus, pode-se optar por retirá-los após a compra de um conjunto de pneus. No entanto, deve-se garantir que seja feito corretamente sem danificar o próprio pneu.

Embora muitos optem por usar itens pontiagudos como lâminas, tesouras ou facas, sugerimos não usá-los, pois as chances de se danificar ou prejudicar o pneu no processo são grandes.

Cabelos do pneu servem para verificar a idade ou condição de um pneu?

Basicamente todos os pneus têm pêlos de borracha. Alguns fabricantes raspam esses “pêlos” antes que o pneu saia da fábrica para deixar o pneu limpo, mas geralmente apenas raspam a banda de rodagem e geralmente não lidam com o lado do pneu. para economizar custos. Porque os pneus se desgastam após um período de funcionamento após a instalação dos pneus no carro.

Alguns compradores também têm uma impressão errônea de que isso pode ser usado para identificar se um pneu é bom ou ruim. Embora haja uma certa verdade, ela não é exata.

É verdade que o pneu com pelos não tem sido muito usado, mas para determinar a qualidade dos pneus novos e antigos, deve-se determinar a data de produção e o ambiente de armazenamento do pneu. Afinal, a luz, a graxa e o tempo têm um impacto maior no pneu.

Portanto, recomenda-se observar a data de fabricação do pneu e outros fatores que você verá a seguir, e não a quantidade de cabelos.

3 formas de verificar o desgaste dos pneus

1. Verificação do indicador de desgaste

Nos sulcos principais de cada pneu há uma pequena barra que atravessa a banda de rodagem. Esse é o seu indicador de desgaste do piso. Às vezes é difícil identificar, mas geralmente há uma seta ou outro ícone moldado no ombro do pneu para mostrar o caminho.

Além disso, o topo da barra de borracha indica a profundidade mínima legal do piso desse pneu. Quanto mais próximo o piso do topo da barra, mais desgastados os pneus.

2. Inspeção de danos

Perda de ar e pneus furados são situações que todos querem evitar, mas não são o pior resultado. De maior preocupação são os motoristas que saem em uma rodovia movimentada com um pneu prestes a falhar. Alta velocidade, espaços apertados e um pneu furado são uma receita facilmente evitável para o desastre.

Portanto, cuidado com cortes, furos, protuberâncias e qualquer coisa que não deveria estar lá. Se você notar um furo ou uma protuberância incomum, seu primeiro ponto de contato deve ser uma loja especializada de pneus, como a Griffe Pneus.

3. Gerencie e verifique a pressão dos pneus

Por fim, você não pode confiar na aparência do pneu para julgar sua pressão de inflação. É algo que precisa ser verificado minuciosamente. A pressão correta dos pneus economiza combustível, melhora a aderência na estrada e aumenta a vida útil dos pneus.

Contudo, se houver pouca pressão, a fricção aumenta, criando um desgaste irregular nos ombros do pneu e aumentando o consumo de combustível. Muita pressão e o pneu perde aderência e reduz o controle do condutor, desgastando-se fortemente no meio do pneu. Portanto, fique atento a isso e verifique a pressão dos pneus regularmente.

Considerações finais

Os cabelos dos pneus são uma característica proeminente em pneus novos; no entanto, eles não afetam o desempenho de seus pneus de forma alguma.

Aparecendo como extensões semelhantes a cabelos, esses respiros se formam durante o processo de fabricação e são deixados no pneu pelo fabricante porque são puramente estéticos.

Apesar de não causarem problemas, alguns motoristas optam por retirá-los após a compra dos pneus.

Ao remover os pelos, é aconselhável usar as mãos, se possível, para evitar danificar os pneus ou perfurá-los acidentalmente com um objeto afiado. Além disso, você deve começar com o piso e evitar a parede lateral e o ombro.

Os pelos do pneu estão presentes apenas em carros novos e desaparecerão depois que o veículo estiver em serviço por muito mais tempo.

Então, achou interessante ficar por dentro de todas essas dicas sobre pneus? 

Pois conte com a Griffe Pneus na hora de comprar pneus de qualidade ou fazer serviços de manutenção. A Griffe Pneus é uma rede de revendas autorizadas da Michelin com lojas em Goiânia, Brasília e Anápolis, garantindo ao consumidor pneus de alta qualidade que transmitem segurança, bem-estar, durabilidade e cuidados com o meio ambiente. 

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