Como os pneus afetam a economia de combustível?
Maximizar a economia de combustível do seu carro pode economizar uma quantia substancial de dinheiro a longo prazo. Desse modo, um item do seu carro que você pode trocar por uma opção mais econômica são os pneus. Neste artigo, veremos o que torna um pneu mais eficiente em termos de economia de combustível. E em seguida, veremos o que avaliar na hora de escolher o pneu correto para isso.
Quais são os melhores pneus para economia de combustível?
Melhorar a eficiência de combustível do seu carro pode ser um longo caminho ao longo da vida útil do veículo; principalmente se você acabar dirigindo por milhares de quilômetros. Então vale se atentar as pequenas coisas aqui e ali que podem realmente dar uma folga para o seu bolso.
Uma coisa que você não pode ignorar quando se trata de economia de combustível são os pneus do seu carro. Afinal, eles são apenas as partes mais importantes de um veículo.
Filtrar potencialmente centenas de opções de pneus diferentes para descobrir o que os torna mais eficientes em termos de combustível pode ser assustador.
Entretanto, para facilitar essa tarefa, a Griffe Pneus preparou este guia abrangente sobre a economia de combustível dos pneus; com base em anos de experiência prática no setor automotivo e na pesquisa das melhores opções do mercado.
Como os pneus afetam a economia de combustível?
Embora possam não parecer um aspecto integral da economia de combustível, lembre-se de que seus pneus são literalmente as únicas partes do carro que realmente entram em contato com o solo.
Se você mantiver isso em mente, poderá começar a perceber que eles são realmente uma das partes essenciais do carro que determinarão o quão bem ele se sairá em termos de consumo de combustível.
À medida que a importância da eficiência de combustível aumentou nas últimas décadas, os fabricantes de pneus procuraram maneiras de melhorar a economia de combustível de um veículo.
Usando os mais recentes avanços na tecnologia de pneus, os fabricantes conseguiram criar pneus que podem melhorar a eficiência de combustível de um veículo em mais de 5% – 8% ou mais! Isso realmente aumentará com o tempo e economizará muito dinheiro em combustível.
Nesse sentido, os melhores pneus para eficiência de combustível são aqueles projetados com compostos de piso especiais que reduzem a resistência ao rolamento. Algumas das melhores opções disponíveis incluem o Michelin Energy Saver A/S, por exemplo.
7 características dos pneus que afetam a economia de combustível
Tudo se resume a 7 aspectos principais do pneu e da manutenção do pneu como resistência ao rolamento, material do pneu, pressão, entre outros Vamos mergulhar um pouco mais fundo em cada um deles para entender melhor sobre isso.
1. Resistência ao rolamento
Um aspecto bastante técnico do design do pneu, a resistência ao rolamento é o aspecto mais importante da economia de combustível. Em suma, pense na resistência ao rolamento como o esforço que o veículo precisa exercer para manter os pneus rodando a uma determinada velocidade.
Sem entrar nos detalhes técnicos de como a resistência ao rolamento funciona e como ela pode ser alterada, saiba apenas isto: pneus com menor resistência ao rolamento fornecerão melhor eficiência de combustível do que pneus com alta resistência ao rolamento.
2. Material do pneu
O material do pneu refere-se ao composto de borracha do pneu, ou do que é feito. O composto do pneu, na verdade, anda de mãos dadas com a resistência ao rolamento, pois certos compostos terão menor resistência ao rolamento em comparação com outros, o que aumentará a economia de combustível.
Isso tudo se deve a um processo chamado histerese, que na verdade significa apenas uma perda de energia através do pneu devido à geração de calor e à deflexão do pneu.
Se um composto de pneu for formulado para ser mais resistente à geração de calor e à deflexão, ele terá um desempenho melhor em termos de eficiência de combustível.
3. Pressão do ar
Este é o único dos sete fatores que está 100% sob seu controle e não requer nenhum tipo de composto de pneu especial que diminua a resistência ao rolamento.
Então, tudo o que você precisa fazer é manter os pneus na pressão correta, conforme mostrado na placa de informações na parte interna da porta do motorista.
Se a pressão dos pneus estiver muito baixa, sua eficiência de combustível diminuirá drasticamente. Porém, se estiver muito alto, seus pneus se desgastarão muito mais rapidamente.
4. Banda de rodagem
Quanto mais profundos os degraus, pior será sua despesa de combustível. A banda de rodagem ajuda seus pneus a agarrar o asfalto em condições climáticas adversas e quando você precisa frear repentinamente, mas o motorista urbano médio só precisa de muita aderência.
Por outro lado, os pilotos de carros de corrida usam pneus carecas chamados “slicks”; pois a falta de piso melhora a economia de combustível e aumenta a velocidade, mas o piso adequado é necessário para a condução cotidiana.
Na outra extremidade do espectro do piso estão os passos volumosos, nodosos e off-road. A sua aderência e desempenho é surpreendente até na lama fofa, mas degradará significativamente sua economia de combustível.
A menos que você deva passar a maior parte do tempo fora de superfícies pavimentadas, será de seu interesse trocar as bandas de rodagem off-road por pneus convencionais.
5. Tamanho do pneu
Pneus menores em uma roda menor são mais fáceis de se mover a partir das muitas paradas que fazemos dirigindo na cidade. Isso ocorre porque o pacote como um todo pesa menos e causa menos atrito ou resistência ao rolamento do que uma roda maior e mais pesada.
Dito isto, rodas maiores são melhores para dirigir em rodovias, já que rodas menores colocam mais trabalho em seu motor, produzindo RPMs mais altas para manter uma velocidade de cruzeiro.
Alguns motoristas querem mudar o tamanho dos pneus que colocam em seu veículo, mas os melhores pneus para o consumo ideal de combustível são os pneus de estoque recomendados pelo fabricante do carro no manual do proprietário.
6. Tipo de roda
Se você deseja personalizar suas rodas ou está pensando em mudar o tamanho de seus pneus, opte por uma roda de liga leve em vez de rodas de aço. Você precisará considerar o peso do seu veículo e se transporta ou não cargas, pois as rodas têm uma capacidade de carga designada.
Pense no tamanho do pneu que precisa caber na roda também! Você não ficará melhor se sua roda mais leve exigir um pneu mais largo que cause mais resistência ao rolamento de qualquer maneira.
Então, esteja ciente de que, se sua nova roda exigir que os pneus tenham uma parede lateral mais curta, isso diminuirá sua capacidade de carga.
Você pode melhorar sua economia de combustível escolhendo o melhor pacote de rodas e pneus para seu veículo. Antes de fazer alterações no equipamento de estoque, sua melhor aposta será consultar seu mecânico.
7. Alinhamento e Equilíbrio
Certifique-se de que suas rodas estejam devidamente equilibradas e alinhadas. Oficinas e Services Car especializados como a Griffe Pneus, podem facilmente fazer isso por você.
Manter tudo alinhado e equilibrado significa que seus pneus rodarão o mais livremente possível, ajudando você a consumir menos gasolina.
Embora haja muitas coisas que você pode fazer para economizar dinheiro com combustível, certifique-se de não negligenciar a melhoria dos pneus, pois eles são a única parte do veículo que realmente toca a estrada.
Quanto combustível você vai economizar ao escolher o pneu correto?
Existem muitos fatores que impactam na economia de combustível, além da inflação correta. Entretanto, o maior fator são os hábitos de condução.
Se você é o tipo de motorista que acelera rápido e freia forte, ou está com muito trânsito na cidade, consumirá muito mais combustível do que os motoristas que aceleram e freiam suavemente. Portanto, bons hábitos de condução como este podem economizar até 10% na economia de combustível.
Pneus eficientes em termos de combustível também têm um impacto significativo. O pneu típico de baixa resistência ao rolamento deve economizar algo entre 1,0% e 4,0% por litro em comparação com um tradicional para todas as estações que não possui recursos de baixa resistência ao rolamento.
Ao longo de uma vida útil de quatro ou cinco anos para um conjunto de pneus, isso pode facilmente resultar no valor equivalente de comprar um novo pneu.
Melhor pneu Michelin para economizar combustível
Michelin Energy Saver A/S
Vindo de um dos maiores fabricantes de pneus do mundo, o Michelin Energy Saver A/S é uma das principais opções de economia de combustível que você pode comprar.
Com efeito, o composto exclusivo da banda de rodagem à base de sílica do Energy Saver não apenas permite melhor manuseio e tração em quase todas as superfícies (úmidas e secas), mas também é apresentado como sendo até 8% mais econômico do que pneus comparáveis.
Além de sua economia de combustível aprimorada, o Michelin Energy Saver possui uma garantia de vida útil de 96.000 quilômetros. Ademais, oferece um passeio confortável ao longo de sua vida útil.
Todos os itens acima combinados com um padrão de piso assimétrico que permite melhor aderência e frenagem fazem deste um dos melhores pneus do mercado.
Qual é a diferença entre pneus energeticamente eficientes e pneus normais?
A diferença entre pneus energeticamente eficientes e pneus normais é a menor resistência ao rolamento em comparação com os pneus normais. É a menor resistência ao rolamento que confere aos pneus que economizam energia todas as suas inúmeras vantagens.
Os fabricantes de pneus obtêm menor resistência ao rolamento ao projetar pneus com um composto especial que mantém a resistência ao calor com a estrada no mínimo, alcançando uma menor resistência ao rolamento.
Quais são as vantagens dos pneus que economizam energia?
As principais vantagens dos pneus economizadores de energia incluem:
1. Resistência ao rolamento reduzida
A resistência ao rolamento é a resistência que o pneu encontra quando em contato com a estrada. Se um pneu tiver uma resistência ao rolamento mais baixa, isso significa que o pneu pode rolar por mais tempo na estrada antes que a resistência o faça parar.
Os benefícios de uma resistência ao rolamento mais baixa incluem um melhor consumo de combustível e energia, pois o veículo pode se mover por mais tempo sem usar mais energia.
2. Economia de combustível
Conforme mencionado no ponto anterior, o consumo de combustível é drasticamente melhorado devido à redução da resistência ao rolamento. Os pneus são responsáveis por 20 a 30% do consumo de combustível de um veículo.
Portanto, opte por pneus energeticamente eficientes com resistência ao rolamento reduzida, resultando em menor consumo de combustível.
3. Diminuição dos níveis de poluição
Um benefício final dos pneus que economizam energia é a diminuição dos níveis de poluição. Isso se deve ao fato de que menos combustível está sendo consumido; o que significa que menos emissões nocivas dos carros estão sendo colocadas na atmosfera.
Os pneus off road afetam a economia de combustível?
Pneus com baixo consumo de combustível são feitos especificamente para reduzir a quantidade de esforço necessária para que seus pneus continuem rodando. Assim, pneus projetados com baixa resistência ao rolamento economizam dinheiro na bomba de gasolina, reduzindo o consumo geral de combustível.
Pneus off road não terão a mesma eficiência de combustível que os pneus de carros de passeio; mas ainda não aumentam o consumo de combustível tanto quanto seus primos de terreno de lama.
Por fim, Pneus off road agressivos têm um padrão de piso diferente dos pneus de estrada, o que significa que eles vão aderir melhor à estrada. Consequentemente, eles têm uma maior resistência ao rolamento do que os seus homólogos de pavimento. Eles também têm um efeito maior na economia de combustível.
Em suma, o consenso é que, em média, os pneus off road diminuem a economia de combustível em cerca de 3% em comparação com os pneus de estrada.
E não esqueça!
Nas lojas da Griffe Pneus em Goiânia, Brasília e Anápolis, contamos com profissionais qualificados que podem orientá-lo na aquisição do melhor pneu para o seu veículo.