12 dicas para comprar os melhores pneus para o seu carro

pneus
28.02.2022 categorias Guia de Compras

12 dicas para comprar os melhores pneus para o seu carro

Os pneus são, sem dúvida, o recurso de segurança mais importante em qualquer veículo. Eles são a única parte do veículo que faz contato com o solo e sua aderência é de suma importância. Todavia, muitos motoristas ainda tem dúvidas na hora de comprar pneus novos.

Além disso, os pneus também são a parte com maior probabilidade de precisar de substituição ao longo da vida útil de um veículo. Na verdade, a única parte de um carro, caminhão ou veículo utilitário esportivo com garantia de desgaste são os pneus. Portanto, é surpreendente o quão pouco a maioria das pessoas sabe sobre pneus.

Embora convenhamos que preço, disponibilidade, aparência e reputação são fatores importantes a serem considerados ao comprar pneus novos, sua escolha não precisa se limitar a essas categorias.

Então, para orientar condutores de como tomar boas decisões de comprar pneus novos para seus carros, a Griffe Pneus reuniu 12 dicas para você não errar.

12 dicas para comprar os melhores pneus

Ao comprar pneus novos, a maioria das pessoas simplesmente segue o conselho do vendedor com quem está falando e escolhe o pneu recomendado para sua marca e modelo de veículo. No entanto, esta nem sempre é a melhor abordagem.

Portabto, conhecer algumas informações sobre pneus – mesmo informações básicas – pode ajudar a garantir que você obtenha um bom negócio nos pneus mais adequados para o seu veículo. Aqui estão as dicas para considerar ao comprar pneus.

1. Entenda o básico

Em suma, pneus são recipientes flexíveis de ar comprimido que suportam a carga de um veículo. Ele também o impulsiona para frente, para trás e de um lado para o outro, para o veículo e amortece sua carga de rachaduras na estrada e outras imperfeições.

O coração de cada pneu é chamado de revestimento interno. Isso dá forma ao pneu e mantém o ar. É enrolado com tecido que é preso por miçangas na parte inferior que prende o pneu à roda. No topo do tecido estão cintas de aço cuja função é dar estabilidade ao pneu e tornar o padrão do piso o mais plano possível.

A banda de rodagem do pneu é encontrada em cima das correias. Aliás, as bandas de rodagem dos pneus têm padrões diferentes para diferentes tipos de pneus.

Por fim, a parede lateral do pneu confere rigidez e características de condução, como as dimensões do pneu. Conhecer esses detalhes básicos do pneu é útil para sua tomada de decisão na hora de comprar o pneu.

2. Capacidades dos pneus

Você saberá do que um pneu é capaz olhando para a parede lateral. Ele contém um código alfanumérico que informa ao condutor sobre seu tamanho e outros recursos.

O código geralmente segue esta sequência:

  • Tipo de pneu
  • Largura do pneu na banda de rodagem em milímetros
  • Proporção da parede lateral em comparação com a largura
  • Construção radial
  • Diâmetro do aro em polegadas
  • Classificação de carga do pneu
  • Classificação de velocidade do pneu
  • Indica se o pneu é adequado para condução em todas as estações

3. Considere como você dirige

Determine quais são suas necessidades e prioridades. Que tipo de condução você vai fazer? Existem dois tipos comuns de condução que todo motorista faz: firme e suave. Qual deles você é?

Além do seu tipo de condução, você também precisa considerar o equilíbrio entre qualidade de condução, supressão de ruído, economia de combustível, desgaste, capacidade de carga e custo. Aliás, cada compra de pneu é sobre esse equilíbrio. Com efeito, usá-lo como base ajudará a evitar a compra excessiva.

4. Siga a recomendação do fabricante

O fabricante certamente sabe o que é melhor para sua própria criação. Confie neles para fazer recomendações confiáveis ​​sobre quais pneus são os melhores para o seu veículo.

Eles geralmente baseiam suas recomendações no tamanho, peso, capacidade de carga, capacidade off-road e direção para seu veículo específico.

5. Faça a manutenção adequada de seus pneus

Como acontece com qualquer peça em um veículo, a manutenção é de suma importância. Isso vale para pneus também. E embora as pessoas muitas vezes não pensem em manutenção quando se trata de pneus, existem medidas que as pessoas podem tomar para aumentar a vida útil e a longevidade dos pneus em seus carros.

Isso inclui coisas como fazer o rodízio dos pneus para evitar desgaste irregular, manter os pneus inflados adequadamente e manter os freios do carro em boas condições de funcionamento.

Ademais, a lavagem frequente de um carro e a remoção de sujeira e detritos dos pneus também são boas práticas e podem ajudar a manter os pneus protegidos contra furos ou danos.

Manter seus pneus em mente e tratá-los com o cuidado é sempre o melhor caminho a percorrer. Afinal, quanto mais os pneus durarem, menos dinheiro eles custarão ao longo da vida útil do seu veículo.

6. Faça alguns trabalhos de casa e leia as revisões de pneus

Os pneus são revisados ​​e classificados como carros. Embora possa não ser a leitura mais interessante, é recomendável reservar um tempo para ler resenhas de pneus antes de ir às compras.

As revisões geralmente cobrem coisas como economia de combustível, qualidade e desempenho na estrada e quanto tempo dura. Há também análises que aprofundam o desempenho de certos pneus em diferentes terrenos e em várias condições climáticas, incluindo tempestades de chuva e condução no inverno.

Armar-se com esse tipo de informação só vai ajudar quando você eventualmente for comprar pneus. Você saberá o que procurar, quais perguntas fazer aos vendedores e como obter o melhor negócio possível nos pneus de que precisa. Então, faça a sua lição de casa!

7. Considere o desgaste do piso

A durabilidade de um pneu e quanto tempo dura depende de fatores como os hábitos de condução de um motorista, o clima em que vive, as condições da estrada e a frequência com que um veículo é conduzido.

Em condições ideais, os pneus para todas as estações podem durar 100.000 milhas. Pneus de alto desempenho tendem a durar menos em cerca de durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca.

Ao comprar pneus novos, considere para que você usará o veículo, com que frequência o dirigirá e onde estará dirigindo o veículo. Para a maioria de nós, pneus regulares para todas as estações serão suficientes.

No entanto, ao comprar pneus novos esteja atento às sugestões dos vendedores para escolher um pneu de melhor desempenho. Isso pode ser melhor a curto prazo, mas só fará com que os pneus se desgastem mais rapidamente a longo prazo.

8. Pneus novos vs. usados

A maioria dos debates envolvendo carros e peças de carros se resume a “novo” versus “usado”. Isto é o mesmo com os pneus. Muitas pessoas compram pneus usados ​​em um esforço para economizar dinheiro, enquanto outras pessoas sempre compram pneus novos para garantir que sejam seguros e confiáveis.

Então, qual é o caminho certo a seguir? Pneus usados ​​não são uma má opção, desde que sejam pouco usados. A chave é garantir que qualquer pneu usado que você comprar ainda tenha bastante piso neles. Você pode dizer isso olhando para um pneu e sentindo o piso com o dedo.

Além disso, se você estiver comprando pneus usados, certifique-se de obtê-los de um vendedor confiável. Muitos pneus usados ​​podem apresentar defeitos, furos ou desgaste da banda de rodagem que não são facilmente visíveis a olho nu.

Se possível prefira comprar pneus novos, caso não consiga fazer isso, compre pneus usados ​​de alguém que você conhece e confia. Além disso, tenha em mente que pneus novos virão com algum tipo de proteção de garantia. Como acontece com a maioria das coisas, as pessoas terão que equilibrar custo com praticidade e segurança.

9. Observe a economia de combustível

Além da segurança, o maior impacto que os pneus têm em um veículo é na economia de combustível. Os pneus certos corretamente inflados podem aumentar a economia de combustível, enquanto os pneus errados esvaziados podem levar a viagens mais frequentes para abastecer nas bombas.

Se a economia de combustível for importante para você, lembre-se de que comprar um pneu diferente do que você tinha quando o veículo era novo pode afetar negativamente a economia de combustível.

Dessa forma, maximizar a economia de combustível pode exigir que você compre pneus mais caros da concessionária e espere recuperar parte das despesas com custos de combustível mais baixos.

Comprar pneus genéricos de um revendedor com desconto pode economizar algum dinheiro inicialmente, mas pode prejudicar a economia de combustível do veículo no futuro.

10. Não compre mais pneus do que você precisa

12 dicas para comprar os melhores pneus

Muitas pessoas estão dirigindo com mais pneus do que precisam. Portanto, não tenha medo de fazer perguntas ao comprar pneus e sondar o vendedor com quem está lidando. Além disso, cuidado com a tendência atual de pneus maiores. Isso envolve a montagem de rodas e pneus maiores em um veículo.

O curso de ação mais seguro é ter em mente os pneus que estavam no veículo quando você o comprou. Esses são provavelmente todos os pneus que você vai precisar. Avalie tudo o que é sugerido e se realmente você precisa acatar todas as sugestões.

11. Saiba onde comprar pneus novos

As pessoas hoje têm muitas opções quando se trata de comprar pneus. Os pneus podem ser comprados em qualquer lugar da concessionária e em lojas virtuais. Mas o preço cobrado pelos pneus varia muito dependendo de onde as pessoas vão comprá-los.

Como regra geral, as concessionárias de carros tendem a ser o lugar mais caro para comprar pneus. Isso ocorre porque as concessionárias substituem os pneus usando equipamentos originais e peças diretas de fábrica.

Os varejistas de pneus com desconto tendem a ser a opção mais barata. Mas a qualidade desses pneus nem sempre é ótima. Cabe então a você pagar mais dinheiro para ter os pneus montados em seu carro e balanceados.

A melhor opção em termos de onde comprar pneus é uma loja de pneus como a Rede Griffe Pneus. As lojas estão localizadas em Goiânia, Anápolis e Brasília, e você tem a segurança de estar adquirindo pneus de qualidade e pelo melhor preço.

Além disso, as unidades oferecem serviços de manutenção como alinhamento e balanceamento para garantir a sua segurança e satisfação, bem como um serviço completo.

12. Conheça o tamanho dos pneus que você precisa

Isso pode parecer óbvio, entretanto a maioria das pessoas não tem ideia do tamanho dos pneus em seu veículo. E é por isso que o tamanho incorreto dos pneus é um dos maiores problemas que ocorrem na hora de trocar os pneus de um veículo.

Felizmente, o tamanho do pneu está facilmente disponível; ou seja, você pode encontrar o tamanho correto na parede lateral de seus pneus. O tamanho do pneu e suas capacidades estarão lá.

Anote-o em um pedaço de papel antes de ir à garagem ou concessionária de pneus e certifique-se de que os pneus novos que você compra são exatamente as mesmas especificações.

Não esqueça do pneu reserva!

Por último, mas não menos importante, as pessoas geralmente não prestam atenção às peças sobressalentes quando decidem quando substituir os pneus. Como o reserva não é muito usado, as pessoas assumem que ele não sofre desgaste e que não precisa ser substituído.

No entanto, mesmo os pneus reserva precisam ser substituídos após um certo período de tempo. Certifique-se de verificar a data de produção da peça sobressalente antes de decidir não substituí-la. Se você não tem certeza de como verificar a data do seu pneu, consulte nosso post sobre Guia de Pneus.

Não se esqueça de prestar atenção também aos tipos visíveis de idade. Só porque um pneu não foi realmente usado não significa necessariamente que ele permaneça protegido contra rachaduras ou cortes, bem como outros problemas que vêm com a idade, incluindo:

  • Borracha degradada – rachaduras e cortes nas paredes laterais
  • Perda de flexibilidade e aderência à estrada
  • Integridade estrutural comprometida

Por fim, se você usar pneus que não são adequados para o ambiente em que está dirigindo, se estiverem com pouca pressão ou desgastados, estará colocando em risco a si mesmo, seu carro e outras pessoas.

Tenha em mente que cada movimento que você faz usando o volante, e independente do tamanho do seu veículo, dirigir será um desafio se você não tiver pneus bons.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas