10 coisas que podem anular a garantia do pneu e muitos não sabiam

man-checking-wheel

10 coisas que podem anular a garantia do pneu e muitos não sabiam

Você sabia que há alguns hábitos que diminuem a garantia do pneu? Sim, assim como acontece com eletrodomésticos, eletrônicos e outros, você tem a proteção caso ocorra alguma coisa.

No entanto, é claro que se esse acontecimento tiver sido devido a algo não recomendado pelo fabricante, ou que foi deixado de realizar os cuidados corretos, a garantia pode ser perdida.

Ou seja, caso venha a precisar acionar a garantia direto no fabricante, eles poderão se recusar legalmente devido ter afetado a garantia oferecida.

E, quando adquirimos um pneu, esquecemos que há alguns fatores que são prejudiciais e podem causar danos a curto e longo prazo, dependendo de como o dono do veículo cuida deles.

Os pneus do carro têm um tempo de vida útil, ou seja, um tempo estimado que podem ser usados sem perder sua qualidade. Entretanto, após esse período é comum que haja um desgaste, sendo necessário realizar alguns reparos ou até mesmo trocá-los.

No entanto, há alguns hábitos que podem anula a garantia do pneu e diminuir a vida útil deles, como por exemplo:

  1. Pneu não foi calibrado corretamente;
  2. Não fazer alinhamento, balanceamento e cambagem;
  3. Ultrapassar o excesso de carga afeta na garantia do pneu;
  4. Presença de bolhas e furos afetam na garantia do pneu;
  5. Problemas mecânicos no sistema de suspensão, direção, amortecedores e freios dos veículos;
  6. Tamanho do pneu diferente do tamanho original do veículo;
  7. Montagem e desmontagem incorretas afetam na garantia do pneu;
  8. Uso de pneu em terreno inapropriado ou má condução do veículo;
  9. Uso de produtos de limpeza não adequado pode afetar a garantia do pneu;
  10. Utilização de pneus Run Flat em carros que não permitem o uso da tecnologia.

Entã, veja abaixo quais são os dez fatores que influenciam na vida útil do pneu. Confira!

Qual a vida útil de um pneu?

Os pneus de carro não têm uma validade, mas sim um prazo de garantia de 5 anos, a partir da data de fabricação. 

Nesse sentido, um pneu de boa qualidade tem uma quilometragem de 60.000 quilômetros de vida útil.  Para saber a data de fabricação, a mesma encontra-se em um carimbo no próprio pneu.

No entanto, por mais que seja um pneu, saiba que alguns fatores podem comprometer sua qualidade e a garantia pode ser comprometida.

Ou seja, são pontos que você deve evitar o máximo possível, para assim evitar problemas e dores de cabeça no futuro.

Veja abaixo os 10 fatores que podem afetar na garantia do pneu.

10 Fatores que afetam na garantia do pneu

Há alguns fatores que podem afetar na garantia do pneu, como por exemplo:

1) A garantia do pneu é afetada pela não calibragem

Um pneu não calibrado afeta a distância de frenagem e também causa danos ao pneu.

Assim, além de prejudicar a sua segurança durante o rodar, ele ainda pode ter sua composição afetada, prejudicando o material.

Outro ponto importante é saber qual a pressão utilizada na calibragem.

Até porque, se o carro rodar com pneu com a pressão abaixo do recomendado, irá gerar mais calor e poderá causar explosões nos pneus e consumir mais combustível.

Então, para a calibração, verificando sempre o manual do carro, pois lá será indicado a calibragem correta para o seu veículo.

Lembrando que cada carro tem o seu próprio valor de calibragem, onde você não pode se basear no carro do seu amigo, por exemplo, pois pode ser diferente.

2) Não fazer alinhamento, balanceamento e cambagem

Para a garantia do pneu, é fundamental realizar os três. O alinhamento, balanceamento e cambagem ajusta a suspensão, a direção e também as rodas do carro.

Para saber se o seu veículo está precisando de alinhamento, quando estiver dirigindo, se ao soltar o volante e a direção pender para um lado, desviando em linha reta é sinal de que há alguma irregularidade.

Já o balanceamento melhora a direção e evita desgastes nas peças. Para saber se há desbalanceamento, o motorista irá sentir uma trepidação no volante à medida que o carro atinge maior velocidade. Em geral o balanceamento é feito com o alinhamento.

A cambagem também ajuda na durabilidade do pneu e evita os desgastes.

3) Ultrapassar o excesso de carga afeta na garantia do pneu

O excesso de peso pode afetar na capacidade de frenagem do carro, diminuindo-a, causando problemas mecânicos e um desgaste maior em componentes como freios, suspensão e até estourando o pneu.

Dessa forma, essa está dentre as principais coisas que podem anular a garantia do pneu e que poucos sabem.

4) Presença de bolhas e furos afetam na garantia do pneu

As bolhas aparecem em geral devido aos impactos como buracos e até problemas na montagem, a estrutura interna do pneu se rompe, fazendo com que a pressão de dentro empurre a borracha para fora formando uma bolha.

Esse tipo de dano não acontece somente em pneus velhos como também em pneus novos ou recém montados.

Outro fator que interfere na garantia do pneu é a roda amassada ou torta, e pode ser um risco para os motoristas, passageiros e pedestres, pois compromete a dirigibilidade e causa um acidente.

5) Problemas mecânicos no sistema de suspensão, direção, amortecedores e freios dos veículos

Os amortecedores ajudam o pneu a manter o contato no solo. Quando danificados ou desgastados podem perder essa capacidade e que aos poucos vão causando a sua deterioração.

Quando a problemas no sistema de direção, podem causar folgas, desalinhando o pneu e provocando desgastes irregulares.

6) Tamanho do pneu diferente do tamanho original do veículo

As rodas e pneus precisam atender toda a estrutura adequada para oferecer boa condução do veículo.

Por exemplo, para pneus maiores o pneu pode encostar no para-lama ou na suspensão do carro, fazendo com que ele se desgaste mais rápido ou até mesmo cause rasgos.

7) Montagem feita de forma incorreta afeta na garantia do pneu

A montagem de um pneu deve ser feita por um profissional capacitado, pois alguns problemas podem acontecer que afetem a vida útil e ocasionando maior desgaste do pneu.

Atualmente, o recomendado sempre é realizar a compra, troca e dentre outros ajustes nas empresas autorizadas.

Por exemplo, hoje nós da Griffe Pneus somos uma empresa autorizada e especializada na marca Michelin, com profissionais especializados.

Assim, ao trocar o seu pneu você não vai ter problema em relação a garantia, pois está trabalhando diretamente com profissionais e empresa autorizada.

8) Uso de pneu em terreno inadequado ou má condução do veículo

Você sabia que existem pneus para cada tipo de uso? Por exemplo, você pode encontrar pneus focados para uso em terra, outros em cidade, uso misto e dentre os mais diversos.

Por exemplo, em terrenos com muita terra, pedra e até mesmo lama, o pneu para uso urbano pode causar danos que afetem a garantia do pneu.

A má condução do veículo também pode causar avarias.

Desse modo, atos como frenagens bruscas, arrancadas e patinagens afetam na garantia do pneu, causando desgastes em determinados pontos do pneu, descamação e até queda de pedaços.

9) Uso de produtos de limpeza não adequado pode afetar a garantia do pneu

Para realizar a limpeza dos pneus indica-se somente o uso de sabão neutro também o famoso “pretinho” que deixa os pneus com aspecto mais preto e brilhante.

Produtos como óleos, graxas, solventes e compostos derivados do petróleo danificam o pneu, deteriorando-o.

Esses produtos estão dentre as principais coisas que podem anular a garantia do pneu, afetando diretamente sua composição e funcionamento.

10) Utilização de pneus Run Flat em carros que não permitem o uso da tecnologia

Os pneus Run Flat são aqueles que continuam rodando mesmo furados sem causar desgastes na roda.

No entanto, esse tipo de pneu não é indicado para qualquer tipo de carro. Os veículos que possuem esse tipo de tecnologia precisam ser equipados com sensor de pressão, para que o motorista perceba quando os pneus estiverem sem ar e a suspensão preparada para esse tipo de situação.

Quando saber que está na hora de trocar os pneus?

Uma das formas de saber que está na hora de trocar os pneus é através dos sulcos, que são os pontos mais altos dentro de uma hachura do pneu.

Se o pneu apresenta já bem próximo dos sulcos, já está na hora de fazer uma revisão ou realizar um rodízio.

Em geral os pneus dianteiros se desgastam mais que os traseiros pois fazem mais esforço que os traseiros, isso porque eles carregam toda a parte do motor do carro.

Além do rodízio também é importante realizar o balanceamento e o alinhamento para que os pneus rodem e tenham os mesmos desgastes.

Se o pneu estiver liso ou aparecer a parte da lona é importante que você troque, pois já chegou o momento de que o pneu não adere ao solo, causando risco de acidente.

Além disso, também é importante procurar por profissionais de confiança para realizar a troca dos pneus de forma correta.

Nós da Griffe Pneus somos referência em no ramo de pneus, com os melhores profissionais do mercado. Estamos presente nas cidades de Anápolis, Brasília e Goiânia prontos para te atender.

Até porque, não basta escolher a melhor marca de pneu e achar que isso irá ser uma garantia do pneu. É preciso considerar alguns cuidados no uso e manutenção da peça, haja visto que é uma parte muito importante da segurança do veículo.

Hábitos simples, poderão garantir a durabilidade e economia do seu bolso.

Entre agora mesmo em contato conosco e adquira o máximo de qualidade e profissionalismo para o seu carro.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Orçamentos e Dúvidas